Domingo, Agosto 23, 2026
Domingo, Agosto 23, 2026

A cor da liberdade

Data:

Partilhar artigo:

Abril, mês de aniversários. A revolução dos cravos, os livros, as árvores, a poesia e milhões de primaveras se comemoram em abril. Como que a provocar-me a reflexão, em abril é também o meu aniversário. Tenho mais quatro anos do que a madrugada inaugural, e, como cantou de Jorge de Sena: “Não hei-de morrer sem saber qual a cor da liberdade. Eu não posso senão ser desta terra em que nasci.”

Estou, portanto, a viver o mês de todos os balanços. E, para isso, voltei aqui, à minha terra. E, talvez por isso, senti a necessidade de caminhar pelos trilhos da serra e de me abraçar a uma árvore. Também entrei pelo mar a dentro para, no farol da Nazaré, agradecer o infinito. Remodelei uma pequena casa em São Martinho, disse poemas em voz alta, subi às nespereiras do quintal para apanhar japoinas, qua agora se chamam nêsperas, comi canja caseira e maçãs em casa da Nina.

Acho que ainda não conheço bem o valor da Liberdade. Porém, neste abril, percebi que se der graças pelos livros, os que li e aqueles que hei-de ler; se continuar a dizer poemas em voz alta e a inspirar o mar; se recordar o sabor dos caldos e das frutas caseiras e ainda reconhecer os cheiros e as lendas e os caminhos da serra, estarei, provavelmente, a aprender a colorir.

Região de Cister - Assine já!
AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Futebol de praia: Sótão vence Vila Flor e sagra-se bicampeão nacional

O Sótão sagrou-se bicampeão nacional, este domingo, depois de vencer o Vila Flor, por 4-3, na final da...

Acidente entre ligeiro e motociclo faz vítima mortal em Alfeizerão

Uma colisão rodoviária, ocorrida na tarde deste sábado, provocou a morte de um motociclista, de 38 anos, na...

Colisão em Chiqueda provoca morte e dois feridos

Um homem, cuja idade não foi ainda possível confirmar pelo REGIÃO DE CISTER, morreu esta sexta-feira na sequência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!