Sábado, Junho 3, 2023
Sábado, Junho 3, 2023

A cor da liberdade

Data:

Partilhar artigo:

Abril, mês de aniversários. A revolução dos cravos, os livros, as árvores, a poesia e milhões de primaveras se comemoram em abril. Como que a provocar-me a reflexão, em abril é também o meu aniversário. Tenho mais quatro anos do que a madrugada inaugural, e, como cantou de Jorge de Sena: “Não hei-de morrer sem saber qual a cor da liberdade. Eu não posso senão ser desta terra em que nasci.”

Estou, portanto, a viver o mês de todos os balanços. E, para isso, voltei aqui, à minha terra. E, talvez por isso, senti a necessidade de caminhar pelos trilhos da serra e de me abraçar a uma árvore. Também entrei pelo mar a dentro para, no farol da Nazaré, agradecer o infinito. Remodelei uma pequena casa em São Martinho, disse poemas em voz alta, subi às nespereiras do quintal para apanhar japoinas, qua agora se chamam nêsperas, comi canja caseira e maçãs em casa da Nina.

Acho que ainda não conheço bem o valor da Liberdade. Porém, neste abril, percebi que se der graças pelos livros, os que li e aqueles que hei-de ler; se continuar a dizer poemas em voz alta e a inspirar o mar; se recordar o sabor dos caldos e das frutas caseiras e ainda reconhecer os cheiros e as lendas e os caminhos da serra, estarei, provavelmente, a aprender a colorir.

Região de Cister - Assine já!
AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Alimentar o cérebro

Muito gosto eu de falar de comida! Bom, de falar e de comer. Gosto sobretudo da variedade dos...

Futebol: Ginásio volta a pintar de azul e branco a Taça Distrital da Fundação Inatel

Novamente no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Novamente na decisão por penáltis. A história foi semelhante, foram...

Futebol de praia: Sótão “vinga” Supertaça e faz melhor primeira volta de sempre

Depois da pesada derrota diante do Sp. Braga (1-7) na Supertaça Nacional, o Sótão deu a melhor resposta...

Hóquei: Melhor época de sempre da Biblioteca ainda pode dar subida…

Pode ser absolutamente histórico. Com o empate na visita ao reduto do Alenquer (5-5), este sábado, a Biblioteca...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!