Quinta-feira, Maio 23, 2024
Quinta-feira, Maio 23, 2024

Cinco alunos da região na final do concurso de leitura

Data:

Partilhar artigo:

Cinco alunos dos agrupamentos escolares dos concelhos de Alcobaça e de Porto de Mós garantiram o apuramento para a final do Concurso Nacional de Leitura deste ano.

Carolina Dias (3.º ano da EB 1 de Alfeizerão), Laura Furtado (6.º ano da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto) e Kaixin Cheng (9.º ano da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto) são as três estudantes do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto que vão marcar presença na fase decisiva do concurso, à imagem do que sucede com Letícia Ferreira (8.º ano da Escola Secundária de Mira de Aire) e Constança Marques (12.º ano da Escola Secundária de Porto de Mós).

Para lograr alcançar este feito, as cinco alunas destacaram-se na fase intermunicipal, que decorreu entre 21 de março e 28 de abril, e vão agora representar os concelhos de Alcobaça e de Porto de Mós, respetivamente, na fase final do concurso, agendada para o próximo dia 3 de junho.

Região de Cister - Assine Já!

Antes disso, haverá uma ronda de vídeo (os alunos terão de enviar, até ao próximo dia 15 de maio, um vídeo de 1 minuto de promoção de um livro à escolha) e uma prova escrita à distância (elaboração de um texto sobre um determinado tema). Segue-se a última fase, nomeadamente a fase de palco, e que será então realizada na cidade de Torres Vedras.

Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto demonstrou toda a alegria da comunidade são-martinhense relativamente ao apuramento das três alunas para a fase final do Concurso Nacional de Leitura. “Naturalmente que é um motivo de grande orgulho para todos nós. Não só para o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, como também para a Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça. Trata-se da recompensa de todo o esforço realizado pelas alunas durante as fases de apuramento e que, fruto dos seus trabalhos, as levou até à ronda final deste concurso”, assinalou a também membro da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça.

No que concerne às duas alunas do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, destaque para a terceira vitória consecutiva de Constança Marques e para o segundo triunfo de Letícia Ferreira, depois de já ter representado a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria quando frequentava o 4.º ano de escolaridade.

“A Biblioteca agradece à Constança e à Letícia (…), sendo certo que serão digníssimas representantes do Agrupamento de Escolas e do Concelho de Porto de Mós, bem como da CIM Leiria”, lê-se numa nota pública emitida pelas Bibliotecas do AE Porto de Mós.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Passeio de motas do CPAJ reuniu mais de duas centenas de participantes

O 2.º passeio solidário de motas e motorizadas antigas, organizado pelo Centro Paroquial de Assistência do Juncal (CPAJ)...

Futsal: CCRD Burinhosa faz história e vai lutar pelo título nacional de sub-19

A equipa de sub-19 do CCRD Burinhosa venceu o Benfica, por 5-4, no jogo da 'negra' das meias-finais,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!