Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Cinco alunos da região na final do concurso de leitura

Data:

Partilhar artigo:

Cinco alunos dos agrupamentos escolares dos concelhos de Alcobaça e de Porto de Mós garantiram o apuramento para a final do Concurso Nacional de Leitura deste ano.

Carolina Dias (3.º ano da EB 1 de Alfeizerão), Laura Furtado (6.º ano da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto) e Kaixin Cheng (9.º ano da Escola Básica e Secundária de São Martinho do Porto) são as três estudantes do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto que vão marcar presença na fase decisiva do concurso, à imagem do que sucede com Letícia Ferreira (8.º ano da Escola Secundária de Mira de Aire) e Constança Marques (12.º ano da Escola Secundária de Porto de Mós).

Para lograr alcançar este feito, as cinco alunas destacaram-se na fase intermunicipal, que decorreu entre 21 de março e 28 de abril, e vão agora representar os concelhos de Alcobaça e de Porto de Mós, respetivamente, na fase final do concurso, agendada para o próximo dia 3 de junho.

Região de Cister - Assine Já!

Antes disso, haverá uma ronda de vídeo (os alunos terão de enviar, até ao próximo dia 15 de maio, um vídeo de 1 minuto de promoção de um livro à escolha) e uma prova escrita à distância (elaboração de um texto sobre um determinado tema). Segue-se a última fase, nomeadamente a fase de palco, e que será então realizada na cidade de Torres Vedras.

Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, a professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto demonstrou toda a alegria da comunidade são-martinhense relativamente ao apuramento das três alunas para a fase final do Concurso Nacional de Leitura. “Naturalmente que é um motivo de grande orgulho para todos nós. Não só para o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, como também para a Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça. Trata-se da recompensa de todo o esforço realizado pelas alunas durante as fases de apuramento e que, fruto dos seus trabalhos, as levou até à ronda final deste concurso”, assinalou a também membro da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça.

No que concerne às duas alunas do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, destaque para a terceira vitória consecutiva de Constança Marques e para o segundo triunfo de Letícia Ferreira, depois de já ter representado a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria quando frequentava o 4.º ano de escolaridade.

“A Biblioteca agradece à Constança e à Letícia (…), sendo certo que serão digníssimas representantes do Agrupamento de Escolas e do Concelho de Porto de Mós, bem como da CIM Leiria”, lê-se numa nota pública emitida pelas Bibliotecas do AE Porto de Mós.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!