Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Loiça da Raul da Bernarda em destaque no Museu do Vinho

Data:

Partilhar artigo:

“Teresa e os Pintores da Loiça Artística de Alcobaça” é o título da exposição que vai ser inaugurada na Adega dos Balseiros do Museu do Vinho de Alcobaça, no dia 20, às 15 horas, numa iniciativa conjunta da Casa São Bernardo da Estafette Magic Tour e da Coleção de Faiança Família Couto Serrenho.

A mostra temporária, com curadoria de Alberto Guerreiro, vai apresentar uma coleção de 75 peças fabricadas na extinta fábrica Raul da Bernarda e pintadas por 15 dos seus exímios pintores na década de 40 do século passado, naquele que foi um dos períodos áureos da produção.

Homenagear os artistas, em particular, Fernando Lisboa, o mentor da coleção, é um dos principais objetivos desta exibição que sucede à exposição “Júlia e os Pintores de Loiça Artística de Alcobaça” realizada em 2019, representando de forma simbólica os nomes das netas dos detentores do acervo que conta atualmente com 1.400 peças fabricadas nas diversas e extintas fábricas da região. Da iniciativa que conta com coorganização dos museus municipais vai também constar a edição de uma coleção de 15 postais, cada um ilustrado com as peças pintadas pelos respetivos artistas, avança o Município de Alcobaça, através de um comunicado. A inauguração da exposição coincide com a comemoração do Dia Europeu da Cerâmica, designado por “Bom Dia Cerâmica!”, uma iniciativa de cerca de 200 cidades europeias, onde se inclui o Município de Alcobaça.

Região de Cister - Assine Já!

A inauguração de “Teresa e os Pintores da Loiça Artística de Alcobaça”, que pode ser visitada até 2 julho, está inserida nas comemorações do Dia Europeu da Cerâmica, no âmbito da iniciativa “Bom Dia Cerâmica!”. Depois da abertura da exposição, realiza-se uma demonstração de pintura ao vivo com João Xavier, Fernando Lisboa, João Quitéria, José Lourenço, Vítor Lourenço, Fernando Jacomo, Júlio Semião, antigos pintores da Fábrica Raul da Bernarda da década de 1970.

Outra das propostas do “Bom Dia Cerâmica!” é a exposição “Objeto Escolha #2: Angus Suttie que abre ao público no Museu Raul da Bernarda, a partir de amanhã. A mostra que também conta com curadoria de Alberto Guerreiro é dedicada a Angus Suttie, ceramista britânico que foi uma das mais importantes referências da cerâmica contemporânea a nível mundial.

A partir da escolha de um objeto particular, o visitante é convidado a observar os contornos da obra apresentada, através da sua dupla ascensão: a do artista e a do contexto histórico em que foi produzida. A exposição vai ficar patente no espaço museológico de Alcobaça até 17 de setembro.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!