Não haveria, porventura, melhor forma de encerrar a edição de estreia do Troféu Vale do Alcoa, realizado no passado domingo, em Alcobaça, uma vez que Tiago Santos foi o mais veloz e ajudou o “seu” Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola a vencer a classificação coletiva.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Numa prova em que alinharam 52 ciclistas e que percorreu o território das freguesias de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Maiorga e União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria – que integram a Associação de Freguesias do Vale do Alcoa –, Tiago Santos cortou a meta em 2h19m57s, com uma vantagem de 1m29s sobre José Moreira (Silva & Vinha/ ADRAP/Sentir) e Diego Valério (individual), que terminaram em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.
No top 10, importa salientar a presença do colega André Tinta (7.º), que foi o ciclista que somou mais “vitórias” nas metas volantes, e que cedeu apenas nos últimos dos 80,2 quilómetros da competição.
Na prova de juniores feminina, Daniela Simão (Academia de Ciclismo EFAPEL) subiu ao lugar mais alto do pódio, ao passo que Rafael Soares (Centro Ciclismo de Loulé) triunfou no escalão de sub-23. A nível coletivo, o Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola foi o mais forte, sendo que o pódio ficou completo com as formações do Centro Ciclismo Loulé e da ACD Milharado/Sobralcar/Mafra.
A primeira edição juntou 43 ciclistas juniores (sete no escalão feminino) e três atletas do escalão de sub-23, sendo que oito corredores acabariam por desistir no decorrer da prova.
“Para primeira edição, o balanço é francamente positivo, sendo que a adesão foi dentro daquilo que perspetivámos”, disse o presidente do Alcobaça Clube de Ciclismo ao REGIÃO DE CISTER, dando conta de que o objetivo passa por melhorar para as edições seguintes. “Sabemos que não correu tudo da forma desejada, como seria de esperar numa edição de estreia, mas esses são detalhes que vamos melhorar para as edições futuras”, sublinhou Marco Madeira, preferindo olhar ao que “de bom foi feito”. “Tudo faremos para que em 2024 seja ainda melhor”, completou o dirigente alcobacense, agradecendo a todas as pessoas e entidades envolvidas na edição de estreia.