Segunda-feira, Abril 29, 2024
Segunda-feira, Abril 29, 2024

Deixar passar

Data:

Partilhar artigo:

Alcobaça é o melhor sítio onde já vivi. Destaco a qualidade das pessoas, em primeiro lugar, pois são elas que constroem o meio ambiente: as escolas, os restaurantes, os serviços, a melhor garrafeira do mundo.
Existe, no entanto, um problema sobre o qual todos temos de refletir, para, primeiro, minimizá-lo e, depois, resolvê-lo de vez. Segundo uma notícia de a cada “três dias morre um peão atropelado”. É na Europa Ocidental que ocorrem 40% dos atropelamentos em passadeira. Nos primeiros três meses de 2023 o número destes casos aumentaram em Portugal, tendo Porto, Lisboa e São João da Madeira a trágica liderança desta tendência.

Aqui na nossa cidade existem, pelo menos, dois locais que se destacam pela negativa: a passadeira ao pé da Praça João de Deus, lugar de passagem que serve, pelo menos, aos alunos e pais de duas escolas; e a Avenida do Hospital ou dos Combatentes. São ambas artérias movimentadas da cidade, com comércio e bancos, mas a largueza das suas estradas, tentam os condutores a acelerar em demasia e, a, pasme-se, ultrapassarem nas passadeiras, quando os outros carros param para deixar passar os peões. Não raras vezes, ainda se protesta contra quem parou, cumprindo a lei.

Segundo as autoridades rodoviárias, cabe às autarquias fazer cumprir a lei com o recurso a semáforos de limite de velocidade, fiscalização do parqueamento ilegal (na Avenida dos Combatentes é uma praga e uma das vias de circulação está quase sempre obstruída) e, porque não, polícia ao pé das passadeiras para desmotivar as ultrapassagens ilegais e perigosas. Seria importante, alguma presença dissuasora, na passadeira do Largo João de Deus.

Região de Cister - Assine já!

Finalmente, temos também nós de dosear a nossa pressa, de deixar de achar que os outros têm de esperar “só um minutinho” que leva a levantar dinheiro ou estacionar em segunda fila quando há lugares a 50 metros. Enfim, não deixar a preguiça mandar e, acima de tudo, não contribuir para esta infeliz estatística, nem ao volante, nem na passadeira.

AD Footer

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!