As célebres tasquinhas da Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR) estão de regresso às imediações do campo sintético de Valado dos Frades. Durante os dias 3, 4, 5 e 6 de agosto, o programa oferece muita animação, música, gastronomia e várias atividades destinadas a miúdos e graúdos, sendo esperadas 8 mil pessoas.
O presidente da coletividade lembra que este “é o evento mais importante do ano”, pois “garante financeiramente o arranque da próxima época”. Joel Silva enaltece ainda o esforço de cerca de uma centena de voluntários, que, distribuídos pelas sete secções da BIR (hóquei em patins, patinagem artística, basquetebol, futebol, grupo Motard, Karaté Amicale BIR e Secção Cultural Paulo Ribeiro), permitem o bom funcionamento de todo o evento.
Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia, o sucesso das tasquinhas do ano passado justificou a aposta numa tenda maior para este ano. O orçamento estipulado subiu para cerca de 21 mil euros, sendo suportado pela Direção. “O orçamento também é maior, uma vez que apesar do aumento das receitas, os gastos também são mais exigentes”, acrescenta o dirigente.
Portfolk, Duo Musical Daniel Silva & Ana, Manuel Coelho & Friends, DJ Fininho, Banda do Caneco, DJ Diospyro e Trio O’Demora são os protagonistas da animação musical entre quinta-feira e domingo.
Além dos quatro dias dos festejos e dos 15 dias antecedentes para a montagem das infraestruturas, os preparativos exigem o empenho dos dirigentes desde janeiro para que, logisticamente, nada falhe. Os lucros angariados são distribuídos por todas as secções da coletividade.