Quando Luís Goucha recriou o modelo das tradicionais sandálias romanas que lhe permitiu trabalhar no calçado durante quatro décadas estava longe de imaginar que o seu apelido serviria de inspiração ao filho mais velho para criar uma marca de sandálias que está a ser um fenómeno de vendas, principalmente no digital.
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“A Goucha’s handmade procura aliar a experiência à modernidade, permitindo aos clientes andar bem calçados por um preço razoável”, resume Isac Fialho, que se juntou ao negócio da família há cerca de uma década. Foi depois da pandemia, à boleia do crescimento de negócios online, que o jovem beneditense, de 34 anos, decidiu avançar com a criação e registo da marca de calçado portuguesa. “As sandálias sempre foram o produto mais produzido na empresa e a criação de uma marca própria já era um projeto antigo, que acabou por se concretizar em meados de 2021”, explica Isac Fialho. Feitas à mão, como o nome indica, com materiais 100% portugueses, as sandálias Goucha’s destacam-se pela “qualidade, durabilidade, conforto e elegância”.
Até então, a empresa Fancy Evolution só fabricava sandálias para outras marcas (algumas bem conhecidas). Agora, a produção da Goucha’s handmade já representa 20% do negócio familiar. Mas a ambição é ainda maior: “queremos que o futuro passe pela produção 100% Goucha’s handmade”, adianta o beneditense, formado em Educação Básica.
Com uma dezena de referências de sandálias para mulher, duas para homem e outras duas para criança, há também uma coleção pensada para quem prefere materiais que não são de origem animal. “As nossas peles são certificadas e não têm químicos, mas também temos uma gama com materiais microfibra e com colas à base de água”, explica Isac Fialho. Os clientes têm ainda a opção de escolher o modelo que mais gostam, bem como a cor ou padrão que melhor se adequa ao estilo pessoal.
A loja online da marca ficou disponível desde o passado mês e meio e, desde então, as vendas dispararam. “Houve uma grande aposta na comunicação e no marketing para lançarmos a coleção de verão e a loja online”, conta o jovem. A atriz beneditense Diana Marquês Guerra, amiga de Isac Fialho, foi o rosto escolhido para a coleção de verão. “Queríamos que fosse alguém que representasse os nossos valores e que fosse da nossa terra”, acrescenta o jovem.
A empresa, que emprega uma dezena de colaboradores, investiu cerca de 25 mil euros para colocar em marcha o plano de comunicação da Goucha’s handmade, já estando a ser preparada a coleção de inverno. Na forja estão também novas instalações da fábrica (com showroom) e uma aposta na internacionalização da marca. “Queremos fazer um crescimento sustentável, não perdendo o nosso cunho”, frisa Isac Fialho. Ou seja, calçado com tradição e a partir de 35 euros.