Só a ciência poderá vir a comprovar que se tratou de um “milagre”, mas, para já, há uma certeza: uma jovem peregrina espanhola, de 16 anos, diz ter recuperado a visão durante a Jornada Mundial da Juventude, que decorreu em Portugal durante a última semana. O sucedido aconteceu na freguesia de Évora de Alcobaça.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Na manhã do passado sábado, depois de comungar na Igreja de Évora de Alcobaça, a jovem Jimena terá voltado a ver. Este facto teve, naturalmente, uma grande repercussão em todo o mundo, com especial incidência para Espanha, país de origem da peregrina.
Foi durante a conferência de imprensa do presidente da Conferência Episcopal Espanhola e Cardeal Arcebispo de Barcelona, Juan José Omella, que os relatos surgiram de forma oficial. “Vamos dar graças a Deus, depois os médicos vão ter de avaliar se ela pode ser curada ou se não pode ser curada. Mas para a rapariga foi um grande acontecimento, digamos que foi um milagre. Não lhe daria mais eloquência ou menos eloquência, é um facto bonito”, afirmou Juan José Omella, em declarações reproduzidas por vários órgãos de comunicação espanhóis.
Ainda de acordo com os relatos vindos de Espanha, foi uma freira, amiga da família da jovem, que transmitiu o que se estava a passar. Jimena, que participou na Jornada Mundial da Juventude integrada num grupo do Opus Dei, sofreu uma perda de visão há dois anos, devido à miopia de que padecia, ficando apenas com 5% do campo visual ativo.
O “milagre” deu-se, então, no passado sábado. Se há relatos que dão conta de que o sucedido terá acontecido já em Fátima, a verdade é que tudo terá começado em Évora de Alcobaça. No entanto, e independentemente da localização exata, a verdade é que a jovem espanhola terá mesmo recuperado a visão. Decidiu rezar à Virgem das Neves, cuja festa se celebra a 5 de agosto. Nesse dia, relembra, acordou com a visão “terrível, desfocada”, tal como lhe acontecia nos últimos dois anos. Mas depois da reza e de comungar, diz ter recuperado a visão.
“Comecei a chorar no banco, porque queria ficar curada e era o último dia da Novena de Nossa Senhora das Neves. Quando abri os olhos, conseguia ver perfeitamente”, conta a peregrina, afirmando que o dia 5 de agosto passou a ser o “novo aniversário”, afirmou a peregrina, citada pelo diário “20 minutos”, órgão de comunicação social do país vizinho.
Além deste caso, que terá sido um dos mais impactantes da Jornada Mundial da Juventude, importa também dar conta de uma outra situação e que diz respeito à referência do Papa Francisco à Nazaré.
No discurso que proferiu no Parque Marítimo de Algés, no passado domingo, o Santo Padre comparou a onda de jovens que esteve presente em Lisboa com as ondas gigantes da Nazaré. “Como sabem muitos de vós, e soube também eu, existe a norte de Lisboa uma localidade – Nazaré – onde se podem admirar ondas que chegam aos 30 metros de altura, tornando-se uma atração mundial, especialmente para os surfistas que as desafiam”, afirmou o Papa Francisco, pedindo, depois, aos jovens para “continuarem a cavalgar as ondas da caridade e para serem surfistas do amor”.