Nasceu na Nazaré, mas é um beneditense “emprestado”. Falamos de Joel Machado, professor de Educação Física no Externato Cooperativo da Benedita, que foi convocado para representar Portugal no Campeonato do Mundo de Fotografia Subaquática, que vai realizar-se entre os dias 9 a 14 do próximo mês de outubro, em Cuba.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Amante do mar desde que se conhece, Joel Machado, já depois de experimentar outras modalidades aquáticas, aproveitou a paixão pelo mergulho para dela poder fazer… vídeo. Tudo começou há mais de duas décadas.
“Comecei por experimentar o bodyboard e o surf, mas cedo tive a curiosidade de tentar descobrir o fundo do mar. Primeiro em snorkeling e mais tarde, quando entrei para fazer a minha primeira licenciatura na Universidade do Algarve em 1998, tive a oportunidade de tirar o meu primeiro curso de mergulho com escafandro autónomo na escola de mergulho Hidroespaço. Como poucos amigos acreditavam no que dizia que via nos mergulhos, comecei a tirar fotografias do que via com uma máquina descartável e uma caixa estanque artesanal. Se uma imagem vale mais que mil palavras, um vídeo vale mais que mil imagens… então no ano 2000 mudei para o vídeo subaquático e desde então nunca mais parei”, conta ao REGIÃO DE CISTER.
A modalidade, tutelada pela Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, tem especificidades muito próprias, mas a verdade é que o docente demonstrou a sua perícia e logrou chamada à Seleção Nacional: “A qualificação final nacional este ano foi realizada em Porto Santo, na Madeira, de 25 a 30 de abril. Como venci em duas das três categorias (documentário e vídeo), fui selecionado para representar Portugal no Campeonato do Mundo que se realizará de 9 a 14 de outubro em Varadero”.
Agora, na antecâmara de um desafio de grande monta, Joel Machado dá conta do sentimento que lhe invade a alma. “Neste momento, o sentimento principal é de muita responsabilidade e como sigo sempre o lema ‘a sorte dá muito trabalho’ tenho treinado muito para que tudo decorra como planeado”, afiança.
Portugal estará representado na competição mundial por quatro duplas – duas na fotografia subaquática e duas no vídeo subaquático -, numa modalidade que, segundo o professor do Externato Cooperativo da Benedita, “pauta-se por muita amizade e entreajuda entre todos os participantes”. Dessa forma, acrescenta, e até por ser a primeira vez em que vai participar na competição, o grande objetivo é “evoluir com os melhores”.
E quais os horizontes dentro da modalidade? “Mantendo a paixão, a ambição não tem limites. A modalidade permite registar a realidade atual e alertar para a urgente necessidade de proteção dos frágeis ecossistemas subaquáticos, algo que é extremamente importante”, conclui. Boa sorte, professor!