Quinta-feira, Setembro 28, 2023
Quinta-feira, Setembro 28, 2023

Município de Porto de Mós mantém impostos nos mínimos no próximo ano

Data:

Partilhar artigo:

O Município de Porto de Mós vai manter os impostos mínimos para as famílias e as empresas do concelho no próximo ano. A medida foi aprovada na última reunião do executivo municipal, que decorreu na passada quinta-feira.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

No que diz respeito às famílias, a autarquia avança, em comunicado, que as mesmas continuarão a receber 2,5% do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS), “por via de uma devolução municipal, conforme desígnio eleitoral”, esclarecendo que com esta medida foi possível “acumular mais de 1 milhão de euros em poupança” para os agregados familiares do município, nos últimos anos.

Quanto ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o executivo liderado pelo social-democrata Jorge Vala prevê manter a taxa mínima legal de 0,3% para os prédios urbanos, assim como a majoração de 20% ou 30%, caso os prédios urbanos, que em Área de Reabilitação Urbana (ARU) estejam classificados como degradados ou em ruínas, respetivamente.

No próximo ano, será igualmente mantido o apoio à natalidade que, de acordo com o Município, já “representou um apoio superior a 327 mil euros” aos agregados familiares do concelho de Porto de Mós. A autarquia recorda que este apoio é atribuído “conforme o número de dependentes na família, ou seja, quem tem um dependente tem uma dedução no IMI de 20 euros, com dois dependentes a dedução aumenta para 40 euros e para quem tem três ou mais dependentes a dedução represente 70 euros”.

Região de Cister - Assine já!

A Câmara de Porto de Mós aprovou também a derrama nas taxas dos últimos anos (1,5% para volumes de negócios acima dos 150 mil euros e 0,45% para volumes de negócios inferiores a 150 mil euros).

“Esta estratégia de impostos mínimos só é possível pelo elevado rigor financeiro das contas públicas ao longo dos últimos anos”, sublinha o Município de Porto de Mós, através de um comunicado enviado ao REGIÃO DE CISTER, no qual refere que esta medida representa um “incentivo ao investimento privado no território” e à “fixação de mais pessoas e famílias” no concelho de Porto de Mós.

“Dando continuidade a esta política, prevê-se para breve o lançamento do procedimento de alienação dos lotes da primeira fase da Área de Localização Empresarial, recentemente concluída”, refere ainda a autarquia na mesma nota de imprensa, adiantando que os procedimentos da segunda fase do alargamento do empreendimento também estão previstos iniciar brevemente.

AD Footer

Mega

Artigos Relacionados

Mega

Uma das frases mais batidas do capitalismo que nos une e tanto nos separa é: “não há almoços...

Na Ribafria mora um clube “de excelência”

De excelência (uma vez mais). Foi assim que a Ribafria foi reconhecida na gala da Associação de Futebol...

Seleção trouxe a prata da Superfinal Europeia em Itália

A Seleção Nacional feminina perdeu com a congénere da Espanha (2-3), no passado domingo, sagrando-se vice-campeã da Superfinal...

Biblioteca vence Torneio Liz sport a jogar em casa

A Biblioteca foi a grande vencedora da 2.ª edição do Torneio Lizsport, que decorreu durante o passado fim...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!