A gratuitidade dos transportes escolares foi um dos temas em maior destaque na última reunião pública da Câmara de Alcobaça, realizada na manhã da passada segunda-feira.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O assunto surgiu na sequência da interpelação dos vereadores do Partido Socialista (PS), que, dias antes, em comunicado, já tinham aflorado a questão com um conjunto de medidas que entendem que devem ser colocadas em prática no concelho de Alcobaça.
“O PS propõe transportes gratuitos para todos os alunos do concelho, independentemente do grau de ensino, por percebermos que as famílias estão a fazer um esforço hercúleo para conseguirem suportar as despesas escolares dos filhos. Entendemos, por outro lado, que todos os investimentos na educação devem ser os mais abrangentes possíveis. O atual sistema, que obriga alguns alunos a pagar os transportes, discrimina negativamente esses alunos, e onera as famílias numa despesa que consideramos dever ser suportada pelo município”, assumiram os vereadores do PS com assento no executivo municipal.
Na sequência desta sugestão, o presidente da Câmara de Alcobaça foi pronto a assumir que “não lhe passa pela cabeça” haver algum caso de crianças ou jovens que não tenham acesso ao ensino por falta de transporte. “Não pode existir nenhuma família no concelho de Alcobaça em que os miúdos não vão à escola pelo facto de os pais não terem meios financeiros para poderem pagar o transporte. Era o que faltava! Enquanto for presidente, garanto que isso não acontece”, afiançou Hermínio Rodrigues.
Ainda de acordo com o social-democrata, a recente garantia dada por António Costa vai ao encontro da resolução deste problema. “O Governo vai dar resposta a essa situação e em boa hora isso vai acontecer. Aliás, ainda recentemente, em Évora, o senhor primeiro-ministro declarou aos jovens que, a partir de janeiro, haverá gratuitidade total dos passes para os jovens até aos 23 anos”.
O assunto continuou em cima da mesa da reunião do executivo mesmo antes do início da ordem de trabalhos que estava prevista – como sempre acontece, há um espaço para falar de outras questões que não constem do planeamento -, sendo que, nesse momento, Carlos Guerra questionou Hermínio Rodrigues: “Tem a certeza que há crianças que não deixam de ir à escola por não terem transporte?”. A resposta do chefe do executivo municipal foi imediata: “Estivemos sempre à frente a nível de apoio social para os estudantes e continuamos a estar. A educação sempre foi uma prioridade para nós e será sempre”.
Acrescente-se que os vereadores do PS, num outro comunicado, também mostraram preocupação relativamente às paragens de autocarros. “Os vereadores do PS propõem a construção de novos abrigos e a reabilitação das paragens e abrigos dos transportes públicos, na sequência de diversas queixas de munícipes e da verificação in loco do estado de conservação destes equipamentos de mobiliário urbano”, pode ler-se no documento enviado às redações.