O Rallye Vidreiro vai passar pelo concelho de Alcobaça no próximo dia 13 de outubro. Pela primeira vez na história, a prova, que é uma referência do desporto motorizado em Portugal e a última prova do Campeonato de Portugal de Ralis, vai decorrer em três concelhos (Alcobaça, Marinha Grande e Pomba) durante os dois dias de competição (13 e 14 de outubro).
Este conteúdo é apenas para assinantes
Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, o presidente da Câmara de Alcobaça salientou a “magnitude” do Rallye Vidreiro, por ser uma competição “com provas dadas a nível nacional e internacional”. Hermínio Rodrigues explicou que foi convidado pelo presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, a trazer a prova para o concelho, um desafio que, “pela reputação e oportunidade de fazer parte da expansão do Rallye Vidreiro, não podia ser recusado”, justificou o autarca, que já tinha enfatizado a importância deste evento para a economia, turismo e projeção da região.
Além dos apoios das Câmaras dos três municípios, em articulação com as juntas de freguesia dos locais por onde a prova passa, a organização do evento fica a cargo do Clube Automóvel da Marinha Grande. O presidente do clube acredita que a união de Alcobaça, Marinha Grande e Pombal “vai ajudar a prova no seu crescimento e no seu prestígio”. Ferdinando Barros destaca ainda o apoio de todos os patrocinadores e dos voluntários do clube que “fazem com que a realização do evento seja possível”.
A união de três municípios na edição deste ano do Rallye Vidreiro é apenas uma das muitas novidades. A comunicação do evento foi um dos aspetos mais valorizados pela organização, facto que é justificado pela presença da maior equipa de comunicação de sempre na história do evento. Foi também criada uma nova imagem e um novo logótipo para o Rallye Vidreiro que, este ano, vai ser ouvido “de Lisboa à Mealhada”, através da cobertura em simultâneo da 97FM Rádio Clube de Pombal, da rádio Cister FM e da rádio Clube Marinhense.
No terreno haverá novas classificativas, segurança redobrada – com zonas seguras e preparadas para receber espectadores – e competição como os adeptos de ralis gostam, uma vez que se decide os títulos de campeão nacional absoluto – entre Miguel Correia, José Pedro Fontes, Ricardo Teodósio e Armindo Araújo – e de duas rodas motrizes (2RM) – entre Hugo Lopes, Gonçalo Henriques, Ernesto Cunha e Ricardo Sousa.
Quanto à prova, os treinos livres iniciam pelas 8:30 horas de sexta-feira (dia 13), seguidos da qualificação. Alcobaça será a primeira paragem do evento, recebendo os pilotos, a partir das 16:35 horas, com um trajeto de 10,29 quilómetros que inicia em Valado dos Frades e terá um reagrupamento frente ao Mosteiro. Neste dia, decorrerá também a Super Especial, pelas 20 horas, no centro da Marinha Grande. Na manhã de sábado, a prova desloca-se para a Mata Mourisca e para Pombal, repetindo duas vezes cada percurso. O Rallye Vidreiro termina em São Pedro de Moel, onde se conhecerão os vencedores.