Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós estão entre os 14 municípios do distrito de Leiria que integram os Núcleos Locais de Garantia para a Infância (NLGI). A assinatura dos respetivos protocolos decorreu no passado sábado, na Batalha, numa sessão pública que contou com a presença da ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Ana Mendes Godinho, e da coordenadora Nacional da Garantia para a Infância, Sónia Almeida.
Os presidentes das Câmaras de Alcobaça e Nazaré, Hermínio Rodrigues e Walter Chicharro, respetivamente, e as vereadoras da Ação Social da Câmara de Porto de Mós e da Nazaré, Telma Cruz e Regina Piedade, respetivamente, representaram as três autarquias da região de Cister.
Os protocolos preveem que as estruturas recebam uma verba a rondar os 150 mil euros, tendo em vista a prevenção e o combate à exclusão social das crianças e jovens. Os NLGI têm o objetivo de, no âmbito da implementação do Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030, garantir o acesso de todas as crianças e jovens, em situação de maior vulnerabilidade, a um conjunto de serviços essenciais.