Quarta-feira, Dezembro 6, 2023
Quarta-feira, Dezembro 6, 2023

“Do Mosteiro ao Castelo” prevê 4 milhões para centro histórico de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

De cara lavada. Ou com uma alma nova. É o que se pretende do projeto “Do Mosteiro ao Castelo – Acessibilidade e nova mobilidade”, que prevê a reabilitação urbana de parte do centro histórico da cidade de Alcobaça, com uma verba de 4 milhões de euros. Para já, foi aprovada a abertura do concurso de ideias, que tem como objetivo selecionar um trabalho de conceção para a elaboração do projeto, apresentado na última reunião pública do executivo, realizada na manhã da passada segunda-feira.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

Na ocasião, Elisabete Mendes, chefe da Unidade de Património Histórico e Reabilitação Urbana da Câmara de Alcobaça, explicou os traços gerais desta demanda. “O que pretendemos com esta intervenção é a reabilitação urbana como um veículo de regeneração urbana e de promoção da cidade. Pensamos que esta requalificação vai impulsionar um conjunto de ações que vão devolver ao centro histórico o seu papel estruturante e simbólico como núcleo mais antigo da cidade”, anunciou a técnica.

“Com isto fazemos a ligação estruturante entre os dois eixos da cidade, o Mosteiro e o Castelo, não querendo apenas impulsionar a parte turística, mas também a melhoria das condições de vida dos habitantes e a atração de novos residentes”, acrescentou. Elisabete Mendes esclareceu ainda que o projeto comporta “uma área de 17 mil metros quadrados, com um orçamento de cerca de 4 milhões de euros”, sendo estimado um prazo de cerca de um ano e meio para a obra.

“É um projeto estruturante para a cidade”, sublinhou o presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues, garantindo haver fundos do programa Portugal 2030 para a execução deste projeto.

Região de Cister - Assine já!

As intervenções serão vastas e incluem várias artérias da cidade, tais como: Frei Fortunato, Miguel Bombarda, Engenheiro Duarte Pacheco, Dom Maur Cocheril, Castelo, Frei Estêvão Martins, Cândido dos Reis, Avenida Maria de Oliveira e Avenida João de Deus.

Mas se a intervenção visa, claro está, o espaço público “Do Mosteiro ao Castelo”, também não é menos importante ressalvar que esta medida pode vir a potenciar outras demandas de privados. Tal como, de resto, também considerou a chefe da Unidade de Património Histórico e Reabilitação Urbana da Câmara de Alcobaça. “Esta intervenção no espaço público vai conduzir inevitavelmente à reabilitação também do espaço privado. E nós já temos um exemplo disso aqui na cidade, como foi o caso da reabilitação da frente do Mosteiro, que se prolongou até à Rua Frei António Brandão e à Praça D. Afonso Henriques. E no caso concreto da Rua Frei António Brandão, assistimos hoje a uma dinâmica interessantíssima, com um ambiente urbano, ao contrário do que acontecia antes”.

Questionada pelo vereador António José Henriques (PS) sobre as vantagens que os privados poderão ter com este projeto, Elisabete Mendes foi clara: “Para a parte privada o que existe são os benefícios fiscais em termos de área de reabilitação urbana, nomeadamente a redução do IVA para 6%”. “Há outros benefícios associados que tem ajudado os privados a reabilitarem os seus imóveis”, esclareceu ainda.

AD Footer

Artigos Relacionados

ICEL lança adaptação da série espanhola “La Casa de Papel”

"A Casa de Aço" é o nome da minissérie produzida pela ICEL. A empresa de cutelarias, sediada na...

Duas empresas do concelho de Alcobaça marcam presença em evento internacional

A Aire Limestones e a MVC Portuguese Limestones, empresas sediadas na freguesia de Aljubarrota, participam na Rocalia 2023,...

Futsal: Pederneirense imparável chega à dezena de triunfos

O Pederneirense está a registar um arranque de temporada absolutamente dominador. A equipa goleou na receção à Bufarda...

Daniel Adrião apresentou candidatura à liderança do PS no Cine-teatro de Alcobaça

Foi em Alcobaça, sua terra natal, que Daniel Adrião apresentou, na noite de segunda-feira, dia 4 de dezembro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!