A Escola Profissional da Nazaré (EPN) iniciou, na passada quinta-feira, a rota dos “descobrimentos à mesa”, com a realização do primeiro almoço pedagógico deste ano letivo, dedicado à gastronomia da América Central.
“O principal intuito destes almoços é proporcionar formação prática o mais aproximada possível do contexto laboral dos alunos do curso de Cozinha”, salientou o diretor da EPN ao REGIÃO DE CISTER. Além disso, a iniciativa serve “para dar a conhecer à comunidade e aos parceiros aquilo que os alunos aprendem em contexto escolar”, acrescenta Pedro Gaspar Ferreira.
Com base no mote dos almoços pedagógicos deste ano [Os Descobrimentos, De Lá Pra Cá],“o chef Frederico [Neto], em conjunto com os alunos de Cozinha, fez uma pesquisa sobre os produtos alimentares que os descobridores tenham trazido para Portugal“, explicou ainda o responsável, para quem “a gastronomia portuguesa também é tão rica graças à nossa história”.
“Houve coisas que correram bem e outras menos bem, mas é o primeiro almoço do novo ano letivo. Também houve produtos que não conseguimos adquirir e tivemos de adaptar receitas“, explicou o chef Frederico Neto, que acompanhou a turma do 2.º ano na sala do restaurante de aplicação e a turma do 3.º ano na cozinha.
O próximo almoço pedagógico da EPN está marcado para o próximo dia 23 de novembro.