A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Juncal está a formar jovens para os integrar futuramente na corporação.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A formação, que decorre até ao mês de março do próximo ano, num total de seis módulos, correspondentes a 250 horas, conta com 16 formandos, na sua maioria de nacionalidade brasileira, e permite dar equivalência ao curso inicial para a carreira de bombeiro.
“É a oxigenação do nosso corpo de bombeiros e um importante reforço do voluntariado”, sublinha o comandante dos Bombeiros Voluntários do Juncal em declarações ao REGIÃO DE CISTER, este que é um dos formadores e membro da Escola Nacional de Bombeiros, responsável pela metodologia e pelos conteúdos do curso.
Luís Santos refere que um dos maiores desafios da associação nos últimos anos tem sido recrutar e, principalmente, manter voluntários. “Os jovens de hoje em dia, por terem tudo mais facilitado, têm cada vez mais dificuldade em cumprir regras e em trabalhar em prol da comunidade”, lamenta o dirigente que faz parte da corporação desde 1995. “Alguns chegam a tornar-se voluntários, mas à primeira dificuldade desistem”, acrescenta, com esperança de que este grupo de formandos venha a contrariar essa mesma tendência.
Para atrair jovens para o voluntariado, Luís Santos considera fundamentais as ações de divulgação dirigidas à comunidade escolar. Um dos projetos que quer ver implementado são os “campos de férias” no quartel dos bombeiros destinados aos jovens.
“A ideia é que os participantes passem aqui alguns dias e acompanhem os treinos, as atividades e o trabalho que desenvolvemos”, avança o comandante que voltou a assumir funções no início deste ano, sucedendo a José Silva, depois de já ter ocupado o cargo anteriormente.
Os Bombeiros Voluntários do Juncal assinalaram, no passado dia 8 de outubro, o 38.º aniversário da fundação da associação humanitária com uma missa e uma comemoração abertas à comunidade.
No próximo dia 25, a coletividade organiza um passeio equestre, acessível a charretes, cujas receitas são destinadas à aquisição de equipamentos de proteção individual e de socorro.
O percurso, que inicia às 9:30 horas, tem como pontos de passagem o quartel dos Bombeiros Voluntários do Juncal, a rotunda do bombeiro, a rotunda da ceira e a Capela de São Miguel do Peral. O passeio termina no campo da bola, seguindo-se um almoço de convívio destinado a todos os participantes.