A vila da Benedita é (também) conhecida por ser um território de pessoas de trabalho, com espírito empreendedor, e, como tal, a Junta faz questão, sempre que possível, de homenagear os ‘filhos da terra’ que, por razões profissionais, tenham tido o mérito de alcançar patamares de revelo ao longo das suas carreiras. É o caso de Miguel Belo, jornalista que é natural da freguesia e que nos últimos anos tem sido um dos rostos da televisão no que se refere ao mundo do desporto.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Nascido a 16 de dezembro de 1988, estudou no Agrupamento de Escolas da Benedita e no Externato Cooperativo, sendo que, durante o percurso académico, viveu sempre de perto com a paixão do futebol e jogou no NS Rio Maior, onde fez toda a sua formação e também o primeiro ano de sénior. Depois, ainda esteve uma temporada no Beneditense, mas acabou por deixar o futebol para se dedicar por inteiro aos estudos e ao objetivo que tinha em mente: trabalhar na área do desporto.
Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, depois disso, viu serem-lhe abertas as portas do jornalismo. Trabalhou durante seis anos no jornal Record, mudou-se para a Sport TV, onde esteve três anos, e é, atualmente, chefe de redação do Canal 11, função que desempenha de há quatro anos a esta parte.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o beneditense não esconde que é uma pessoa feliz e que, no fundo, pode considerar-se um privilegiado por fazer aquilo que gosta e para o qual estudou.
“O desporto fascina-me. Algo que sempre aconteceu. Lembro-me disso desde miúdo. Também por essa razão decidi jogar futebol e realizei todo o processo de formação no Rio Maior, onde ainda completei a minha temporada enquanto sénior. Depois disso ainda estive um ano no Beneditense, mas acabei por deixar o futebol. Diria que o meu percurso académico e, agora, profissional foi uma continuidade normal dessa paixão que sempre tive pelo desporto”, sublinha Miguel Belo.
A carreira que tem construído nos últimos 13 anos tem sido marcada por um profissionalismo assinalável, algo que, no fundo, está refletido nos três órgãos de comunicação nacionais que fazem parte do seu currículo. Mas a história até começou antes. “É verdade. Lembro-me de, há uns anos, escrever uns artigos de desporto para o Jornal Região de Rio Maior”, recorda o profissional da comunicação social.
E foram todas estas histórias que o jornalista, que está a poucos dias de completar 35 anos idade, partilhou com todos os beneditenses que na tarde desta quinta-feira, no auditório da Junta da Benedita para assistirem à homenagem que Miguel Belo vai ser alvo. O “Nasci aqui, esta é a minha história” é uma iniciativa do Gabinete de Desporto, Cultura e Ambiente da Junta da Benedita e que tem como objetivo dar a conhecer à comunidade os sucessos dos ‘filhos da terra’. Hoje é a vez de Miguel Belo.