A requalificação do arruamento do Centro Cultural e Recreativo D. Fuas, em Fonte do Oleiro, na freguesia de Porto de Mós é o projeto vencedor da edição do Orçamento Participativo deste ano.
Com 662 votos, a proposta de Alexandre Inácio visa o melhoramento do acesso, assim como da envolvente local, através da reorganização da circulação rodoviária e pedonal, de forma a garantir a segurança de quem circula na via e a diminuir o atual impacto visual negativo do único acesso à instituição.
Em segundo lugar ficou a proposta do Parque de Merendas e de Autocaravanas, no Juncal, com 575 votos, em terceiro, a Requalificação da Eira da Máquina, em Serro Ventoso, com 549 votos, e, em quarto, a Arena Polidesportiva com Arte Urbana, em Mira de Aire, com 466 votos.
O vencedor de 2023 foi anunciado no passado domingo, durante a inauguração da obra de reabilitação da envolvência do campo de futebol da Calvaria de Cima, projeto que venceu o Orçamento Participativo no ano passado e que contempla agora as valências de balneários, parque de merendas, parque de autocaravanas e casa de apoio.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Porto de Mós, Jorge Vala, avançou que o valor atribuído ao projeto vencedor do próximo ano será de 100 mil euros, em vez de 75 mil euros, como foi até então.