O Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Leiria, identificou, ontem, em flagrante, uma descarga ilegal de efluentes pecuários na freguesia de Calvaria de Cima (Porto de Mós).
A infração foi detetada no decorrer de uma ação de fiscalização. Devido à rápida atuação dos agentes no terreno, foi possível impedir os infratores de realizarem a descarga dos efluentes para a linha de água de Ribeira da Calvaria, um afluente do Rio Lena. O autor do sucedido foi identificado pelas autoridades presentes no local, tendo sido elaborado um auto de notícia, remetido à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que poderá aplicar uma coima até 144 mil euros.
Os resíduos eram provenientes de uma exploração pecuária e não tinham sido submetidos a qualquer tipo de mecanismo de tratamento ou depuração.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana vinca que através do SEPNA tem como “preocupação diária a proteção ambiental e dos animais”, apelando para que seja utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para denunciar infrações ou para o esclarecimento de dúvidas.