O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel foi um dos vencedores da 5ª edição do Prémio Nacional de Turismo, uma parceria entre o Banco Português de Investimento (BPI) e o semanário Expresso.
Na cerimónia que decorreu no Forte da Crismina – situado na orla costeira Guincho-Cascais (Lisboa) –, no passado dia 29 de novembro, a “autenticidade histórica” do hotel de cinco estrelas instalado no Claustro do Rachadouro do Mosteiro Santa Maria de Alcobaça foi distinguida na categoria “Turismo Autêntico”.
Além da unidade da Visabeira em Alcobaça foi também reconhecido o AgitÁgueda Art Festival, um evento que, segundo a organização, “contribui para a revitalização e aproveitamento sustentável dos espaços públicos, através da promoção de concertos, instalações de arte urbana, performances, atividades de lazer e desportivas e turismo de natureza”.
O restaurante Razão por Octávio Freitas, na categoria “Turismo Gastronómico”, a iniciativa “Único – um projeto Este Oeste e Semear”, na categoria “Turismo Inclusivo”, o projeto “Ultra Blue Island by Azores Trail Run”, na categoria “Turismo Inovador” e a iniciativa “Aqua+ Hotéis “Água na medida certa” juntamente com o Boom Festival 2022, na categoria “Turismo Sustentável” foram os restantes vencedores do Prémio Nacional de Turismo. Por decisão do júri, foi atribuído o prémio Personalidade a Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal entre 2016 e junho deste ano.
O Prémio Nacional de Turismo tem como principal objetivo “premiar as empresas portuguesas que se distingam como casos de sucesso no setor do turismo”, de acordo com um comunicado do BPI.
A iniciativa anual, que é patrocinada pelo Ministério da Economia e do Mar, com o apoio institucional do Turismo de Portugal e o apoio técnico da Deloitte como knowledge partner, recebeu, na totalidade, 768 candidaturas “de projetos nacionais apostados em promover um turismo autêntico, sustentável e inclusivo”, pode ler-se ainda no mesmo documento.
O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel é a estrela mais recente da cadeia hoteleira Montebelo Hotels & Resorts, tendo sido inaugurado em novembro de 2022. Este empreendimento justificou um investimento de 24,5 milhões de euros por parte do Grupo Visabeira, que recuperou o Claustro do Rachadouro do monumento que é Património Mundial da Unesco desde 1989. O restauro desta ala do Mosteiro de Alcobaça teve a assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura que desempenhou também um papel fundamental na decoração do espaço. O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel é composto por 91 quartos e suites, salas de reuniões, um salão de eventos, um restaurante, uma piscina interior e serviços de spa.