O presidente da Associação de Futebol de Leiria (AF Leiria) alertou, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, para a existência de irregularidades nas competições de formação distritais, sendo que, asseverou Manuel Nunes, as mesmas podem incorrer em penas de multa e também situações “complicadas”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Sabemos que há equipas que estão a utilizar jogadores que não estão inscritos nos escalões mais novos”, adiantou o caldense, revelando que essas situações têm ocorrido em jogos em que não existe nomeação de árbitros federados e em que não existe classificação.
“Configura uma infração disciplinar e que, no caso de algum acidente desportivo, colocará, sob pena de crime previsto na lei, os responsáveis do clube, nomeadamente o presidente da Direção e restantes membros… Além disso, se acontecer alguma coisa a um desses atletas, o seguro não irá cobrir os danos, e, nesse caso, as consequências podem ser bem mais graves. Para os pequenos jogadores, sobretudo”, atirou.
Manuel Nunes revelou que nos últimos meses têm chegado algumas reclamações que dão conta da ocorrência deste tipo de acontecimentos, todavia, garante que a AF Leiria apenas poderá incentivar “à inscrição dos atletas, anulando qualquer problema, ou apelando ao bom senso de todos os dirigentes desportivos”. O presidente do organismo que regere o futebol, futsal e futebol de praia distrital aproveitou para apelar aos clubes que tenham redobrados cuidados também em situação de treino.
“Alertamos ainda para a situação de jovens não inscritos a participar em treinos e que, de acordo com o anteriormente referido, não estão abrangidos pelo seguro desportivo, com exceção dos clubes que, por iniciativa própria, possam ter acautelado um seguro próprio para o efeito”.
Em jeito de conclusão, Manuel Nunes pediu aos emblemas do distrito um “olhar atento” sobre a situação, solicitando que não “colaborem, em momento algum, com este tipo de ações”.