Domingo, Outubro 26, 2025
Domingo, Outubro 26, 2025

Pavilhão Chinês

Data:

Partilhar artigo:

Glamour? É uma palavra que está em voga em Alcobaça, mas não pelas melhores razões. Uma das coisas que tem desaparecido da cidade é exatamente esse “glamour” que, em tempos a destacava, incontestável no Oeste. Desde as romarias intemporais ao Mosteiro; até aos loucos anos 90, com o caminho a indicar a noite de Alcobaça para o Bar Ben ou Clinic.

Nos meus sonhos mais irrealistas sobre Alcobaça, contemplo uma livraria; Uber Eats/McDonalds; a requalificação dos rios; menos buracos nas estradas; menos prédios devolutos; salas de ensaios para os músicos que o concelho alberga, espaços idênticos para outros criativos; um pólo profissional para acolher jovens e seus projetos. Mais incentivos para quem quer trazer algo mais à cidade do que outro mega-armazém de produtos chineses que fez com que uma das entradas principais em Alcobaça ficasse ainda mais caótica e degradada, não tendo havido rigor nenhum, ao nível do design e integração no espaço circundante.

Atenção: eu vou aos chineses de Alcobaça comprar utilidades. Estavam bem integrados na comunidade ainda antes de eu cá chegar. O restaurante Fu Gui tem comida ótima e barata. Eu não acuso os empresários chineses de fuga ao fisco. Se alguém tiver prova disso, recorra à Justiça. Agora, grita à vista o desleixo a falta de critério deste empreendimento/pavilhão. Tudo bem que se “goste de lá ir”, cada um compra o que quer e vai onde quer. Mas, para ter uma cidade funcional, ela não pode girar à nossa volta, mas à volta de todos; não se pode estacionar o carro de qualquer maneira para ir comprar pilhas; não se pode achar que por estar cheio, faz bem à cidade.

Região de Cister - Assine já!

Este glamour é um erro de casting na já feia entrada para Alcobaça, a juntar aos juncos selvagens da rotunda e ao baço relógio que nem as horas dá. Onde podiam estar umas letras bonitas a requalificar Alcobaça, que, outra vez, perde oportunidade para ser mais bela e assim atrair mais gente para as coisas boas que tem cá dentro.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Ocean Adventures redefine turismo de luxo na região

Inspirada pela música, pelo oceano e pelas montanhas, a Ocean Adventures está a redefinir o turismo de luxo...

Andebol de Praia: Nazaré BHT faz história e sagra-se campeão europeu

Foram os próprios andebolistas a custear as deslocações até à ilha de Porto Santo, contudo, acabaram a… ganhar...

Alcobaça coroou campeões da Taça da Liga de Skate

Mariana Simão, no Open Pro feminino, Madu Teixeira, no Open Pro masculino, João Almeida, no Open adaptado, e...

Renovadas entradas de Alcobaça com sinalética alusiva à Terra de Paixão

As entradas da cidade de Alcobaça têm agora uma nova imagem, com a substituição dos antigos totens por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!