Segunda-feira, Abril 29, 2024
Segunda-feira, Abril 29, 2024

A hora da sopa

Data:

Partilhar artigo:

Houve Sol em fevereiro e, tal como os caracóis, os Porsches de Alcobaça meteram os corninhos ao Sol. Houve também Carnaval, uma ocasião especial em que a cidade ressuscita no Rossio e na tenda. Eu nem ando de Porsche, nem fui jogar ao Carnaval, mas vou sempre à rua pela hora de almoço, ou porque me despacho do trabalho a essa hora; ou porque vou comprar comida; e vejo aquilo que os ricos, os políticos, os decisores não veem, porque não saem da toca subsidiada. E o que vejo eu? A cara triste dos alcobacenses a comerem, quase todos, uma mera sopa, com os olhos enfiados no telemóvel a ver as vistas e o que se passa: quem saiu do BB, se o Ventura cresceu de tal maneira que já nem cabe no país, as expulsões contra o Benfica, o macaco do Porto na jaula, o Sporting a despachar Bragas.

Aqui há uns tempos, um bancário muito rico passou por Lisboa e avaliou o estado económico da nação pela fila à porta da cervejaria Pinóquio. Ficou todo contente, afinal apesar do continuo assalto dos bancos à modéstia dos nossos cofres e colchões, o Português tinha guita para beber uma imperial e comer uma dose de amêijoa à bulhão pato. Mal sabia ele, porque não prestou muita atenção que essa fila era de estrangeiros (pois, já nem sequer nos distinguem, não é) e muito menos prestam atenção a um país já sem boas notícias e com um futuro que “ vamos a ver”, lendo a sua sina na sopa do snack bar e dos cafés que, na generosidade que caracteriza o nosso povo e mais ninguém, fazem menus a 5 e 6€, afinal o que uma pessoa pode pagar, mas que não daria nem para uma cesta de pão torrado nas cervejarias de Lisboa. Para além da sopa, há o regresso do consumo da heroína a céu aberto à Avenida de Ceuta, o bónus ao trabalhador que “agrava” impostos, os agricultores, os polícias. Uma coisa é certa, ganhe quem ganhar, governe-se quem se saiba governar, no dia 10 de março nunca teremos o que merecemos. Ou será exatamente ao contrário e vamos ter o que merecemos? Ninguém ainda sabe dizer, valha-nos a sopa.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Faleceu Abílio Figueira, o “Sr. Abílio” para os nazarenos

Faleceu, esta quinta-feira, aos 84 anos, Abílio Figueira, conhecido comerciante da Nazaré e uma figura querida dos nazarenos,...

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!