Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

A hora da sopa

Data:

Partilhar artigo:

Houve Sol em fevereiro e, tal como os caracóis, os Porsches de Alcobaça meteram os corninhos ao Sol. Houve também Carnaval, uma ocasião especial em que a cidade ressuscita no Rossio e na tenda. Eu nem ando de Porsche, nem fui jogar ao Carnaval, mas vou sempre à rua pela hora de almoço, ou porque me despacho do trabalho a essa hora; ou porque vou comprar comida; e vejo aquilo que os ricos, os políticos, os decisores não veem, porque não saem da toca subsidiada. E o que vejo eu? A cara triste dos alcobacenses a comerem, quase todos, uma mera sopa, com os olhos enfiados no telemóvel a ver as vistas e o que se passa: quem saiu do BB, se o Ventura cresceu de tal maneira que já nem cabe no país, as expulsões contra o Benfica, o macaco do Porto na jaula, o Sporting a despachar Bragas.

Aqui há uns tempos, um bancário muito rico passou por Lisboa e avaliou o estado económico da nação pela fila à porta da cervejaria Pinóquio. Ficou todo contente, afinal apesar do continuo assalto dos bancos à modéstia dos nossos cofres e colchões, o Português tinha guita para beber uma imperial e comer uma dose de amêijoa à bulhão pato. Mal sabia ele, porque não prestou muita atenção que essa fila era de estrangeiros (pois, já nem sequer nos distinguem, não é) e muito menos prestam atenção a um país já sem boas notícias e com um futuro que “ vamos a ver”, lendo a sua sina na sopa do snack bar e dos cafés que, na generosidade que caracteriza o nosso povo e mais ninguém, fazem menus a 5 e 6€, afinal o que uma pessoa pode pagar, mas que não daria nem para uma cesta de pão torrado nas cervejarias de Lisboa. Para além da sopa, há o regresso do consumo da heroína a céu aberto à Avenida de Ceuta, o bónus ao trabalhador que “agrava” impostos, os agricultores, os polícias. Uma coisa é certa, ganhe quem ganhar, governe-se quem se saiba governar, no dia 10 de março nunca teremos o que merecemos. Ou será exatamente ao contrário e vamos ter o que merecemos? Ninguém ainda sabe dizer, valha-nos a sopa.

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!