Pelo segundo ano consecutivo, a Junta de São Bento volta a pedir aos fregueses novas ideias para implementar na freguesia. A fase de apresentação de candidaturas do Orçamento Participativo de São Bento já arrancou e está aberta até ao final do próximo mês.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“No ano passado, a aceitação por parte da população ficou aquém das nossas expetativas. Nesta edição, estamos a fazer uma maior divulgação da iniciativa e, por essa razão, acreditamos que terá mais adesão”, sublinha o presidente da Junta de São Bento. “A colaboração da nossa comunidade é muito importante para que consigamos dinamizar cada vez mais a nossa freguesia que tem a sua população cada vez mais envelhecida”, apela Luís Ferraria.
Até fevereiro, os fregueses terão a oportunidade de fazer as suas sugestões junto da autarquia que atribuirá o valor de 4.950 euros à proposta vencedora. A proposta mais votada será integrada no Orçamento da Freguesia e no Plano de Atividades da Freguesia de 2025, com o compromisso de execução até ao mês de dezembro.
Segundo o regulamento, podem participar no Orçamento Participativo de São Bento “todos os cidadãos, maiores de 18 anos, residentes e eleitores da freguesia, assim como as pessoas coletivas sem fins lucrativos que tenham a sua sede na freguesia”.
As suas propostas podem ser apresentadas através de um formulário disponível no site da Junta ou presencialmente no edifício da autarquia.
Os cidadãos podem ainda enviar os projetos por correio eletrónico ou por correio postal dirigido à Junta de Freguesia de São Bento.
O Orçamento Participativo da freguesia é constituído por oito etapas. Depois de concluída a primeira etapa, que teve início este mês, segue-se a análise técnica das propostas apresentadas, ao longo do mês de março e, durante a primeira quinzena de abril é divulgada a lista provisória. O período para reclamação ocorre entre 16 de abril e 15 de maio e a lista dos projetos a votação é divulgada entre 16 a 31 de maio.
Assim, entre 1 de junho e 30 de setembro, os fregueses podem votar num projeto, presencialmente nas instalações da Junta ou em assembleias de voto. O projeto vencedor será apresentado em sessão pública, durante o mês de outubro.
Com apenas duas propostas a votação na primeira edição, a requalificação do coreto do Largo da Igreja da sede da freguesia, que teve como preponente a Comissão da Fabriqueira da Paróquia de São Bento, foi o projeto vencedor. As obras vão ter início em breve e a inauguração está prevista para o final do ano.