Domingo, Março 3, 2024
Domingo, Março 3, 2024

Andebol: Técnico Jorge Rito em 4.º na CAN e com Mundial assegurado

Data:

Partilhar artigo:

Jorge Rito, treinador com uma forte ligação a Alcobaça, onde cresceu, está a ter um início de projeto muito positivo ao leme da Seleção de Cabo Verde. O técnico viu a sua equipa apurar-se para as meias-finais da Taça das Nações Africanas, que se realizou no Egito, garantindo, de imediato, o apuramento para o campeonato do Mundo, que vai disputar-se em 2025.

Já o sonho de conquistar a maior prova de seleções do continente africano esbarrou logo diante da Argélia (32-26), levando a formação cabo-verdiana a disputar uma vaga no pódio da competição. Diante da Tunísia, o resultado acabaria por ser uma derrota (28-35) e, consequentemente, o 4.º posto na competição.

O treinador Jorge Rito é um dos nomes incontornáveis na história do andebol nacional, num currículo no qual sobressai quase três décadas de ligação ao ABC Braga, clube em que treinou no escalão sénior, mas também nas camadas jovens.

Região de Cister - Assine já!

Pelo emblema minhoto, disputou duas finais europeias: a primeira foi a final da Liga dos Campeões, em 1994, conseguida com uma das melhores equipas de sempre do clube, e a segunda foi alcançada em 2004, quando atingiu a final da Taça Challenge.

É certo que não venceu nenhuma, mas nem isso apagou um trajeto em que se evidenciam, ainda, os títulos de campeão nacional em 2005/2006 e 2006/2007, duas taças de Portugal, em 2007/2008 e 2008/2009, e ainda uma Supertaça, em 2017. Pelo meio, Jorge Rito liderou o Benfica entre 2011 e 2014, tendo guiado às águias a uma Supertaça Nacional, em 2012.

Em 2022, o técnico decidiu colocar a carreira em stand-by, todavia, volvido um ano surgiu o convite para estrear-se ao leme de uma seleção. O desafio era novo na carreira, mas nem isso intimidou o experiente treinador. E prova disso é o resultado obtido na competição de estreia.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

“El Corte Inglés” de Turquel é um (Agro)êxito da freguesia

Quem entra no estabelecimento comercial Agro-Êxito, na Rua das Eiras, certamente não sai insatisfeito. Porque mesmo que não...

Suinicultura e pedra assumem importância na economia local

A economia de Turquel é caracterizada por setores de diversas áreas de atividade e pela resiliência dos seus...

Sociedade Filarmónica dá música há 110 anos

Há instituições que merecem ser evidenciadas não só pela qualidade, mas também pela longevidade. É o caso da...

União Desportiva de Turquel cada vez mais forte e com sucesso na forja

Fundada a 30 de junho de 1982, a União Desportiva de Turquel (UDT) vive um período próspero. As...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!