Raquel Almeida (Academia Red House Association) conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa de jiu-jitsu que se realizou entre os dias 20 e 27 de janeiro, no Institut du Judo, em Paris (França).
A leiriense, que vive em Porto de Mós e que representa o emblema da Nazaré, destacou-se na categoria de adulto, na faixa roxa, garantindo mais um grande resultado na carreira.
“É incrível poder lutar um campeonato deste nível e sentir aquele ambiente. Ver atletas que idolatramos mesmo ao nosso lado e poder ver lutas deles ao vivo”, descreveu a atleta ao REGIÃO DE CISTER, notando “que os resultados não são o mais importante”, mas acabam por ser uma bússola do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
“A obsessão de vencer cria, por vezes, uma pressão desnecessária que nos pode limitar com o medo de errar. Gosto de sentir que dei o meu melhor e quero sempre divertir-me em todas as experiências que vou tendo”, disse também a leiriense, que representa um clube do concelho da Nazaré, ao lado do treinador Fernando Paulo.
Sobre o futuro na carreira na modalidade, a portomosense de coração assevera que “todos os dias servem de preparação”.
“É um processo que requer sempre melhorias. Qualquer atleta hoje em dia treina muito e acredito que nestes dias a parte mental tem de estar fortalecida o suficiente para gerir a pressão no momento de lutar”, sublinhou, sempre muito assertiva.
Esta foi, de resto, a segunda vez na carreira que a jovem, de 27 anos, atingiu um pódio num Europeu. Em 2022, em Roma (Itália), Raquel Almeida tinha conseguido a mesma classificação, mas em faixa azul, também num campeonato da Europa.
Licenciada em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, a atleta, que fez boa parte do percurso escolar no Instituto Educativo do Juncal, já subiu também ao topo do pódio em campeonatos nacionais de jiu-jitsu brasileiro.
Assim sendo, é caso para dizer que Raquel Almeida é já uma super atleta habituada a ganhar medalhas. E, com esse comportamento, a ser capaz de (e)levar o nome da região além fronteiras.