Decorreu no passado dia 24 de janeiro, no auditório da Escola Secundária D. Inês de Castro e no Estádio Municipal de Alcobaça, a atividade “O Cricket vai à Escola”, promovida pelo Clube do Desporto Escolar e Gabinete de Apoio à Inclusão do Agrupamento de Escolas de Cister, em parceria com a Welcome Sports Club, projeto de inclusão social de refugiados e com a Federação Portuguesa de Cricket.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Esta ação teve como principal objetivo valorizar, através do desporto, os jovens estrangeiros e refugiados que frequentam ou já frequentaram os estabelecimentos de ensino que pertencem ao Agrupamento de Escolas de Cister, bem como formar os seus alunos do 3.º ano do Curso Profissional Técnico de Desporto, numa modalidade que goza de muita popularidade a nível mundial e que tem também um grande potencial de crescimento no nosso país.
O dia contou com muita animação e desportivismo entre aqueles que contactaram pela primeira vez com este desporto e os atletas mais talentosos, podendo mesmo dizer-se que o cricket cumpriu com muito êxito o que de melhor o desporto se propõe a fazer pela educação dos jovens.
Nesta iniciativa, participaram cerca de 40 alunos, entre os quais nativos e menores estrangeiros não-acompanhados e que também frequentam as escolas que compõem o Agrupamento de Escolas de Cister.
Ao REGIÃO DE CISTER, o coordenador técnico do Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Cister fala de um dia animado, mas, acima de tudo, muito importante para a inclusão dos estrangeiros que estudam em Alcobaça.
“Tratou-se, efetivamente, de um dia em cheio. Desde logo, porque conseguimos realizar com sucesso mais uma das muitas atividades desportivas que organizamos anualmente, mas também, e não menos importante, porque promovemos a inclusão de jovens menores de idade que, sendo refugiados, têm, naturalmente, mais dificuldades em inserirem-se na comunidade”, salientou, a propósito, Paulo Carreira.
Ainda de acordo com aquele docente, “deve também ser destacado o facto de ter sido conseguido juntar a vertente teórica, que decorreu no auditório da Escola Secundária D. Inês de Castro, à vertente desportiva, que teve como palco o Estádio Municipal de Alcobaça”.
Da parte manhã, a sessão teória esteve a cargo de Silkesh, técnico da Federação Portuguesa de Cricket, sendo que o referido formador também esteve responsável pela ação prática que decorreu no relvado do Estádio Municipal de Alcobaça.
O concelho de Alcobaça tem recebido, nos últimos anos, vários jovens oriundos maioritariamente de países asiáticos e a integração pode ser feita através da escola e do desporto. “Nesse sentido, seria até interesssante podermos pensar numa eventual colaboração com o município com o objetivo de dinamizarmos ainda mais atividades no futuro, até com a criação de uma equipa. Para isso, necessitamos de um espaço para o efeito”, concluiu Paulo Carreira.