João Pedro Siopa Alves, arquiteto natural de Alcobaça, foi o grande vencedor do concurso de ideias “Do Castelo ao Mosteiro – Acessibilidade e Nova Mobilidade”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Os resultados do concurso de conceção foram conhecidos na passada segunda-feira, durante a reunião pública da Câmara de Alcobaça.
A concurso estiveram oito propostas, sendo que a do alcobacense foi a mais votada pelo júri, o que lhe confere um prémio monetário no valor de 10 mil euros.
Em segundo lugar no concurso ficou a proposta apresentada pela empresa Sardoeira & Delgado, que receberá um cheque de 5 mil euros.
A última posição do pódio foi alcançada pelo projeto elaborado por outra alcobacense, Ana Rita Coelho de Pinto Carvalho, que leva para casa uma verba de 2.500 euros.
O concurso tem como grande objetivo promover a reabilitação urbanística e ambiental do centro histórico de Alcobaça, para que, dessa forma, seja melhorada a qualidade de vida urbana e também as condições de habitabilidade na referida zona, influenciando positivamente a vivência das populações e dos visitantes.
“A ligação entre o Mosteiro e o Castelo é fundamental, uma vez que existe muita procura por parte dos turistas. Desta forma, estamos a valorizar o nosso centro histórico e, além disso, com o investimento no espaço público, o privado também vai atrás do Município”, assinalou o presidente da Câmara, que, ato contínuo, não se coibiu, em plena reunião do executivo, de ligar ao vencedor do concurso. Hermínio Rodrigues espera que esta iniciativa motive os proprietários de prédios devolutos no centro histórico a investir na reabilitação urbana.
O projeto de execução agora escolhido terá de ser feito em seis meses para que, depois, arranque a obra.