O Arte Institute regressa ao concelho de Alcobaça para proporcionar mais um encontro entre programadores culturais de todo o mundo e artistas locais, nos próximos dias, no âmbito da 6.ª edição do projeto Revolution Hope Imagination (RHI).
Este conteúdo é apenas para assinantes
Já amanhã, o Auditório Centro Cultural Gonçalves Sapinho acolhe, às 15 horas, uma palestra sobre cinema e multimédia, dinamizada por Márcio Motpkane, diretor artístico do Canal Futura da Fundação Roberto Marinho, e direcionada ao público escolar.
Em simultâneo, em Alcobaça, decorre um workshop de arte e ciência, no Armazém das Artes, e outro de dança contemporânea, na Academia de Dança. É também no Armazém das Artes que 14 artistas plásticos e gráficos alcobacenses irão expor, no próximo sábado, algumas das suas criações, a partir das 10:30 horas Thierry Ferreira, Renato Silva, Gabriel Colaço, Gilberto Colaço, Cristina Maria, Cheila Peças, Natacha Costa Pereira, José Aurélio, Gonçalo Tarquínio, Rita Pimenta, Bugalho, Joana Raimundo, Jean Ferrari, Stela Ivanova, Wilson Esperança e Sara Matos são os artistas locais que vão estar em destaque na edição do RHI deste ano.
“Somos parceiros deste projeto desde a primeira hora. Artistas locais como Churky e AP The Rapper obtiveram maior projeção através do RHI, pelo que respeitamos a sua relevância para o meio artístico nacional”, sublinha o presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, através de um comunicado, no qual reforça também a importância desta iniciativa ao nível da componente pedagógica.
A programação estende-se até ao próximo dia 23, abrangendo outras 13 cidades portuguesas que irão servir de palco de diversas atividades. Thayná Trindade, curadora do Museu de Arte do Rio de Janeiro, Joel Vieira, superintendente cultural e diretor de Cidadania de Niterói e curador do Museu Janete Costa de Arte Popular da mesma cidade, Júlio Silveira, curador do “Ler – Salão Carioca do Livro”, Ricardo Vicente, diretor do Centro Cultural de Cabo-Verde, em Lisboa, e Adilson Gomes, ex-Diretor Geral das Artes e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, são alguns dos convidados internacionais desta edição que pretende, uma vez mais, promover a internacionalização da arte e da cultura portuguesa contemporânea.