É ao quilómetro 84 do IC2, no sentido sul-norte, que está situado um dos restaurantes mais emblemáticos da freguesia da Benedita, do concelho de Alcobaça e, por que não dizê-lo, do distrito de Leiria. O Costa Brava é um espaço reconhecido um pouco por todo o país e também além-fronteiras, sendo que, para isso, foi construindo ao longo dos anos uma ementa que hoje é tão rica quanto deliciosa.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Foi a 29 de junho de 1974 que os irmãos Artur e José Agostinho, em parceria com duas… irmãs, Maria e Júlia Boita, decidiram abrir as portas de um espaço que continua, nos dias de hoje, a ser totalmente revestido de requinte e qualidade.
O nome (Costa Brava) surgiu devido à influência espanhola proveniente do período em que José e Maria pernoitavam no país vizinho quando regressavam de Inglaterra. A localização, em plena estrada que, à época, era a única pela qual era feita a ligação entre Lisboa e Porto, foi fundamental para o sucesso imediato. Não havia mãos a medir. Sendo que foi também importante a qualidade dos produtos ali confecionados e que faziam, dizia-se, com que as refeições fossem de comer e chorar por mais.
Com o passar dos tempos, o conceito do restaurante foi também evoluindo e em 1986 o negócio alargou à área do alojamento, que ainda hoje se mantém, servindo também o corporate, com muitos almoços de negócios.
Já depois dos falecimentos de José Agostinho e Maria Boita, o restaurante continua a ser propriedade de Artur Agostinho (85 anos) e Júlia Boita (82 anos), tendo a gestão a cargo de Reinaldo Agostinho e da esposa, Belinda Lourenço.
“O nosso conceito mantém-se e, como tal, continuamos com clientes de todo o mundo, que são trazidos pelos empresários que aqui passam há muitos anos. Além disso, fazemos questão de dar seguimento ao ideal de restaurante de família, de amigos, e onde preservamos a cozinha de excelência”, sublinha Reinaldo Agostinho.
Ainda de acordo com o responsável, e além dos pratos tradicionais, “pode também ser destacado o peixe fresco da nossa costa, tal como o marisco, isto sem esquecer a qualidade da nossa carne”.
E se para um bom repasto é necessário comida e… bebida, então o Costa Brava apresenta uma particularidade: o cardápio de vinhos à disposição dos clientes. “Faz parte da decoração e temos mais de mil marcas de vinho, tanto português como estrangeiro”, assume o gestor, “grato à dedicação de todos os colaboradores que passaram pelo Costa Brava”.
Faltam pouco mais de três meses para a comemoração do meio século de vida do Restaurante Costa Brava. Ainda não conhece? Experimente. Vale (mesmo) a pena…