O Polo de Inovação do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) em Alcobaça foi contemplado com uma verba de 3,7 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que servirá para a realização de investimentos tendentes à integração daquela infraestrutura na “Rede de Inovação” da Agenda de Inovação para a Agricultura. O objetivo do Governo passa por criar condições para aumentar a competitividade do setor agroalimentar, com base em investigação e desenvolvimento, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.
O polo do INIAV em Alcobaça recebe a segunda maior verba a nível nacional neste plano, apenas superado pelo polo de Oeiras, que vai receber um montante de 7,1 milhões de euros para recuperação e modernização de infraestruturas e equipamentos.
No total, serão aplicados mais de 36 milhões de euros ao abrigo do PRR para a modernização dos Polos da Rede de Inovação.
A portaria publicada na passada segunda-feira em Diário da República especifica que este dinheiro se destina à “renovação e ou requalificação das infraestruturas e equipamentos científicos de laboratórios, estruturas piloto, estações centro experimentais, conservação e valorização dos recursos genéticos nacionais (animais e vegetais), para dotar os referidos polos” de condições de funcionamento.
“Inaugurem rápido antes que os outros tomem posse. Assim podemos dizer que deixamos obra” … Esta terminologia, própria de PS’s manhosos, não evita que os cidadãos deste país, que não são tolos, digam de sua justiça: é pouco para os oito anos de governo em que o PS puxou a carroça! Estas inaugurações à pressa não conseguem fazer esquecer o estado do SNS, da Educação e da Habitação, designadamente, áreas onde as carências e a incompetência dos governantes são mais notórias. Quem embarretar quem? Os seguidores do PS como parece ser óbvio! Em suma: o que foi feito nestes últimos oito anos? “Contas certas”? Já vinham de trás, do governo do dr Passos Coelho e da troika, que limparam o lixo deixado pelos governos de Sócrates e Teixeira dos Santos!