Segundo relatos feitos ao REGIÃO DE CISTER, a freguesia Valado dos Frades tem sido afetada por cortes no fornecimento de água com alguma frequência. A interrupção acontece em diferentes períodos do dia, obrigando os valadenses a encontrar alternativas.
No entanto, o vereador responsável pelos Serviços Municipalizados da Nazaré (SMN) refere que “não foram registadas muitas interrupções de abastecimento de água na freguesia”, mas “apenas as necessárias para fazer face a situações de roturas na rede de abastecimento”.
Orlando Rodrigues garante que não se verificam mais cortes no Valado do que em Famalicão ou na Nazaré.” Não existe disparidade no número de cortes de abastecimento em relação a outras freguesias”, atesta o vereador.
O responsável dos SMN garante que as interrupções “devem-se exclusivamente à reparação de uma rede de abastecimento que tem, em alguns setores da freguesia de Valado dos Frades, tal como acontece no restante concelho, mais de 50 anos”.
A par da antiguidade do equipamento, para o mau funcionamento do abastecimento de água acresce o facto de, durante várias décadas, nunca terem sido substituídas as condutas, “mesmo quando se procedia a requalificação ou ações de repavimentação de arruamentos”.
Por outro lado, acrescenta Orlando Rodrigues, atualmente, quando são efetuados quaisquer trabalhos de repavimentação ou de requalificação no concelho, é promovida a substituição das condutas de água e saneamento, “sempre que considere pertinente”.