A Universidade Sénior da Benedita (USB), que comemora, neste mês de abril, 18 anos de vida, está a preparar um vasto leque de iniciativas para assinalar e entrada na… “maioridade”. As atividades vão decorrer entre os dias 16 e 21 e visam reunir a comunidade, interna e externa, para momentos que se pretendem de convívio e partilha.
Este conteúdo é apenas para assinantes
No primeiro dia das comemorações, logo no dia 16, decorre o Festival de Grupos Musicais da Rutis (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, entidade de utilidade pública), com a Universidade Sénior da Benedita a ser a anfitriã. Já há várias presenças confirmadas no evento, tais como a Academia Sénior do Fundão, a Academia Sénior de Vendas Novas, a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, a Universidade Sénior de Assentiz, a Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis e também a Universidade Sénior do Seixal.
Mas não se pense que estas entidades vão apenas participar no festival. A Universidade Sénior da Benedita está empenhada em mostrar a todos estes visitantes o melhor que há na vila e na região e, dessa forma, estão a ser preparados alguns percursos que vão permitir a todos aqueles que vêm à Benedita conhecer a história da freguesia e todo o seu potencial nos mais variados setores.
O Festival de Grupo Musicais da Rutis vai decorrer no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, momento em que cada grupo terá a oportunidade de partilhar a sua música durante as atuações. Na ocasião, sobem ao palco tunas, grupos de cantares tradicionais e grupos de cavaquinhos. O último grupo a atuar, e com as meritórias honras de encerrar o referido festival será, naturalmente, o Grupo de Cavaquinhos e Coral da Universidade Sénior da Benedita.
O dia terminará com um lanche/convívio entre todos os participantes, momento que vai decorrer no Centro Comunitário.
Ainda integradas no programa do aniversário estão outras atividades. Assim, no próximo dia 18, o Grupo Coral da Universidade Sénior da Benedita vai partilhar canções de abril – alusivas à revolução dos cravos – com alunos do 4.º ano de escolaridade do Centro Escolar da Benedita, momento que permitirá também a partilha sobre histórias relacionadas com a Liberdade.
Já no domingo, dia 21, vão realizar-se várias iniciativas na Praça Damasceno Campos, nomeadamente uma atuação em estreia do Grupo de Danças Tradicionais da USB.