A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita e com um portfólio de projetos realizados em 71 países do mundo, procura utilizar a tecnologia para evoluir os serviços e as condições de trabalho, quer nas duas unidades de produção que possui, como nas 12 pedreiras próprias. A extração, o desenho e a transformação de pedra calcária são as áreas em que a Solancis opera, sendo especializada em projetos “à medida”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Os planos de inovação permitem-nos identificar e solucionar processos produtivos, num contexto das melhores práticas de gestão de recursos naturais e energéticos, e melhoria de condições de trabalho”, afirma o administrador da empresa. Samuel Delgado realça também a importância da evolução tecnológica da Solancis na “segurança e controlo de qualidade transversal a toda a fábrica e pedreiras” e na exploração do mercado externo. “Temos sido mais competitivos nos mercados internacionais, pela capacidade de produção instalada e pelas soluções implementadas, que ampliam o nosso leque de produtos disponíveis”, elucida.
Na atualidade, a digitalização e a modelagem de informação da construção (BIM) são dois aspetos fulcrais para “a proposta de valor da Solancis”.
A valorização da pedra calcária é também uma preocupação desde a génese da empresa, que transforma este recurso natural, tão característico da região, em produtos como cantarias, revestimentos, projetos mais artísticos e esculturais e lancis em pedra, um tipo de artigo que é histórico para a Solancis, de acordo com Samuel Delgado.
O impacto da extração e transformação de pedra natural na região é muito grande. Neste contexto, a Solancis assume uma importância relevante na economia local, contando com cerca de 150 colaboradores. Dos 11,9 milhões do volume de negócios que a empresa registou em 2023, 94% concerne à exportação. Apesar de ter um portfólio de projetos em 71 países e de abastecer, por ano e em média, mercados de 25 a 30 nações, os destinos mais regulares do produto da Solancis são o Reino Unido, a Alemanha, a Espanha e os Estados Unidos da América. Em crescimento para a empresa da Benedita estão os mercados noutros países do continente americado e no Médio Oriente (Emirados Árabes Unidos e Catar, principalmente).
Em 2023, a empresa fundada em 1969 foi distinguida com o primeiro prémio “StoneByPortugal”, na categoria de Arquitetura, com o projeto desenvolvido na IESE Business School, em Madrid.