A Associação Humanitária dos Bombeiros de Alcobaça fez o maior investimento de sempre na aquisição de um veículo urbano, que só chegará no próximo ano. O presidente da associação aproveitou a sessão solene do 136.º aniversário da associação, que decorreu no passado dia 1 de maio, em frente ao Mosteiro, para pedir às entidades presentes apoio para suportar os custos.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Foi feita a maior compra de sempre nesta associação ao ser adjudicada a compra de uma viatura urbana no valor de 350 mil euros“, informou Pedro Pombo. “Não é vaidade, é uma necessidade de socorro às populações”, acrescentou o dirigente, pedindo o “grande favor” à Câmara e às Juntas o apoio neste investimento.
A compra já foi adjudicada, mas o novo veículo só será “batizado” no próximo ano, quando for assinalado o 137.º aniversário dos Bombeiros. “Já temos o apoio das Juntas e também sei que o Município nos vai ajudar”, avançou o presidente da Associação Humanitária ao REGIÃO DE CISTER, já depois da cerimónia.
Os representantes das Juntas de Alcobaça/Vestiaria, Maiorga, Bárrio, Cela, Vimeiro, Évora de Alcobaça, Aljubarrota e Coz, Alpedriz e Montes, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, receberam uma condecoração pelo apoio que têm prestado à corporação. “Sem eles os bombeiros de Alcobaça não eram os mesmos, todos eles necessitam de nós e nós necessitamos deles”, enfatizou Pedro Pombo.
Também o comandante dos Bombeiros de Alcobaça aproveitou a ocasião para pedir à Câmara e à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apoio para a criação da quarta Equipa de Apoio Permanente (EIP) para “dar uma melhor resposta à população”. Leandro Domingos lamentou ainda os “valores absurdos” envolvidos na reparação dos veículos de intervenção especial de combate a incêndios urbanos, reforçando o pedido de colaboração.
Em resposta, o vice-presidente da Câmara garantiu que “a autarquia continuará a apoiar a associação”, quer através de formação, aquisição de equipamentos coletivos e individuais e melhorias do seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. “Aguardamos a abertura do próximo quadro dos fundos comunitários, onde Alcobaça sinalizou vários equipamentos para as nossas corporações e de certeza que este pedido será incluído”, salientou Paulo Mateus.
Os 136 anos serviram ainda para anunciar o bombeiro do ano: João Trigo foi o eleito, entre três candidatos, com 700 horas de serviço, entre prevenção, piquetes e exercícios.