O Largo da Igreja Matriz de Mira de Aire vai ser alvo de uma requalificação, que prevê a modernização e a dinamização do centro histórico da vila, dando-lhe uma imagem totalmente renovada.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O estudo prévio do projeto foi apresentado à comunidade local, no passado dia 24, na Casa da Cultura.
“Esta obra é uma aspiração grande da população, uma vez que não temos aqui nenhum sítio para as pessoas passearem, usufruírem do seu lazer, e do seu horário de descanso”, sublinhou o presidente da Junta de Mira de Aire, Alcides Oliveira, na ocasião.
A intervenção que terá início no próximo ano abrange a criação de 40 lugares de estacionamento, a mudança do coreto para o largo de forma a “ter uma maior utilização”, a instalação de um quiosque, a criação de um estacionamento para bicicletas e a alteração do local da praça de táxis.
O estudo elaborado pelos arquitetos Flávio e Marcelo Silva mantém vários elementos históricos, assim como o parque infantil e as casas de banho. Já os veículos vão passar a circular à volta do Largo da Igreja da vila.
“É sobretudo um estímulo para tornarmos Mira de Aire numa vila mais agradável, com outra vida.
Pretendemos permitir outra qualidade de vida à comunidade, mas também que este projeto seja participado”, destacou o presidente da Câmara de Porto de Mós. “O objetivo é ficarmos com a consciência de que partilhámos a nossa visão, a visão da equipa de arquitetos junto da comunidade, na tentativa de encontrarmos uma solução que seja mais coerente e também equilibrada, mas que vá ao encontro das expetativas das pessoas”, acrescentou Jorge Vala.
A concretização do projeto teve início com a aquisição de terrenos adjacentes ao Largo da Igreja por parte da Junta e do Município.
O presidente da Câmara de Porto de Mós lembrou ainda que o executivo municipal se encontra a trabalhar em outros projetos para Mira de Aire que são complementares à requalificação do Largo da Igreja. É o caso da Área de Reabilitação Urbana (ARU) que, de acordo com o social-democrata, oferece “várias vantagens” e representa o primeiro passo para dar uma nova vida à vila.
O Município de Porto de Mós deu início ao processo da ARU de Mira de Aire e respetiva Operação de Reabilitação Urbana no ano de 2021.