Visitar as maravilhas da região a bordo de um veículo clássico é, agora, possível com Estafette Magic Tour, um projeto que pretende oferecer uma experiência única em que os turistas instalados nos alojamentos da região possam deslocar-se numa carrinha “pão de forma” com mais de cinco décadas de existência.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Há muitos turistas que procuram um local para fazer as suas férias e não querem preocupar-se com deslocações. A Estafette Magic Tour intervém nesse momento, oferecendo a possibilidade de fazer rotas turísticas consoante as preferências dos visitantes”, explica o responsável pelo projeto, que está ligado à área do turismo. “Sentimos que o transporte era uma necessidade dos viajantes da região e criámos uma solução especial, com o requinte que o veículo aporta à experiência”, elucida Rui Serrenho.
Rebobinando a cassete, a Renault Estafette 2136, que agora leva turistas pelas maravilhas da região, foi adquirida pela primeira vez em 1972, sendo utilizada para o transporte de estudantes. Após o 25 de Abril, a viatura foi entregue ao Centro Paroquial de Pataias, ajudando nas compras e na mobilidade de crianças. Anos mais tarde, o veículo chega à posse de Rui Serrenho. “Chegámos a viajar para França, para Itália, fizemos o túnel do Monte Branco”, recorda o alcobacense, que realizou também muitas viagens em Portugal, ao volante daquela relíquia.
Com o tempo a carrinha acabou por ser encostada com 90 mil quilómetros. “Na época não precisávamos de circular com ela”, argumenta o empreendedor, de 66 anos. “Inicialmente, ainda dava umas voltas com ela pela quinta, mas depois deixei de o fazer após um problema nos travões. Nos tempos que se seguiram ainda a ia meter a trabalhar, mas depois esse hábito acabou”, descreve Rui Serrano.
Cerca de 40 anos após a última viagem, o também proprietário dos alojamentos Casa São Bernardo (em Alcobaça) e Casa Dom Fuas (na Nazaré), decidiu colocar em marcha um projeto “latente” desde o momento em que a carrinha parou. “Foi também por esse motivo que preservei a viatura todos estes anos”, argumenta. Há cerca de dois anos, Rui Serrenho avançou com um processo de restauro do veículo, quer a nível estético, como na dimensão mecânica. A viatura está em circulação há um ano, adaptada aos novos tempos, mas com o conforto de sempre. Pronta para não mais parar. “Depois do investimento, estamos agora numa fase de ganhar notoriedade para que o projeto possa ser rentável, ao mesmo tempo que acrescenta valor ao turismo da região”, enfatiza Rui Serrenho.
O responsável pela iniciativa estuda agora hipóteses de promover a Estafette Magic Tour, procurando incluir as viagens em plataformas de atividades, como a Get Your Guide. “Este processo de dar a conhecer o conceito tem de ser feito de uma forma ativa, levando o projeto às pessoas”, afirma, acrescentando ainda que a promoção está a ser feita em França, através da plataforma de carrinhas “Estafette Passion & Partage”.