O dinheiro angariado pelos Bombeiros Voluntários de Pataias na passagem do ano e no Carnaval foi aplicado na melhoria das condições dos operacionais no quartel. Há novos cacifos, modernos e com o dobro da capacidade. O salto qualitativo veio dar resposta ao problema de espaço que os bombeiros enfrentavam para guardar os equipamentos individuais, de grande volume.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A operação custou 10 mil euros, provenientes dos eventos, nos quais os bombeiros promoveram a venda de comida e bebida, mas também dos cerca de 1.500 euros angariados com a venda dos cacifos antigos.
A par dessa melhoria, o interior do edifício foi pintado pelos operacionais da corporação, bem como por elementos da Direção, descreve o presidente da Direção, ao REGIÃO DE CISTER. A requalificação foi possível com o apoio da União de Freguesias de Pataias e Martingança, que forneceu a tinta e os materiais para a pintura.
O valor atribuído aos Bombeiros de Pataias, via IRS 2022 dos contribuintes amigos da casa, foi aplicado pela Direção no exterior do quartel, onde está a ser construído um alpendre para acolher as viaturas que já não cabem no parque. A estrutura, projetada há 18 anos, já não satisfaz as necessidades operacionais. A ideia é depois aproveitar a nova estrutura para outros fins, o que só poderá ser uma realidade após obras de ampliação do quartel.
“É importante que, quando apelamos às contribuições via IRS, a população saiba que o dinheiro é gasto nestas melhorias”, defende Raul Catarino. O dirigente sublinha a necessidade de substituir a tijoleira do exterior do edifício por outro material. A solução atual apresenta vários problemas de humidade e cai. “Queremos ver se conseguimos o apoio da Câmara para esta intervenção”, anseia o presidente, que conta que, depois de três pinturas ao parque de viaturas, optaram por remover toda a tijoleira dessa zona do edifício. Também a sala de formação recebeu melhorias, com a aquisição de novas mesas, graças à verba angariada nas tasquinhas da vila.
A corporação conta com duas novas viaturas – um Veículo de Comando Tático (VCOT) e um veículo dedicado ao transporte de doentes (VDTD) – que serão apresentadas dia 16, por ocasião do 46º aniversário dos BVP. “Para o ano queremos continuar a renovar a frota”, anuncia Raul Catarino, que termina o mandato em dezembro próximo e que gostava de “convidar a população a apresentar listas”.
As camaratas femininas, também projetadas para a realidade de há quase duas décadas, têm de ser aumentadas. A direção pretende colocá-las um piso acima e quer envolver a Câmara no projeto. Já o passeio de motas antigas permitiu equipar a cozinha do edifício polivalente, que está, assim, em condições plenas para ser arrendado para eventos.
Depois de, o ano passado, o presidente da Direção ter apelado ao presidente da Câmara para a necessidade de modernizar a central de comunicações, no quartel está a ser instalado equipamento atualizado, à semelhança das restantes corporações de bombeiros do concelho de Alcobaça. Dos 30 mil euros gastos, 25 mil foram apoio do município.
As melhorias introduzidas na corporação, que ajudaram à existência de três equipas de intervenção permanentes, são responsáveis pelo aumento de 300 por cento na resposta a ocorrências na área de intervenção dos bombeiros, mas também fora dela. “Os recursos que temos servem para nós e para os outros”, nota o presidente.
Raul Catarino lembra ainda que a monografia dos Bombeiros, “que ajuda a contar a história de Pataias e dos seus protagonistas”, continua à venda no quartel.