Haverá um confronto de gerações nas eleições para a Comissão Política Concelhia de Alcobaça do PS, cujo ato eleitoral está agendado para esta sexta-feira. O antigo vereador António Gonçalves (lista A) enfrenta o ex-líder local da JS Diogo Ramalho (lista B), com as próximas eleições autárquicas no horizonte.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“O partido está na rua da amargura, prisioneiro de meia dúzia de pessoas, que tem feito tudo com a ajuda de alguém de Leiria”, acusa António Gonçalves. “Não tenho ambições de cargos políticos, quero apenas dar o meu contributo porque tenho tempo para ajudar”, acrescentou o pataiense, de 72 anos.
O candidato à liderança da estrutura local admite que “não gosta de ser o patrão de ninguém”, pelo que o principal objetivo “é erguer o partido”, sem medo de perseguições.
Sobre a divisão interna do partido, que levou à criação de uma segunda lista, António Gonçalves não tem dúvidas que “não estava para haver lista nenhuma e ficava tudo como está”, mas “como apareceu esta lista A, os do costume também fizeram uma lista”.
O vereador António José Henriques é um dos apoiantes da lista A, a par dos antigos vereadores Dulce Bagagem e Jorge Agostinho, enquanto na lista B surge, entre outros, o vereador Carlos Guerra…
Para o candidato da lista B, “o grande objetivo será preparar as próximas eleições autárquicas“.
Falando numa “continuidade do trabalho da atual estrutura“ e mantendo o apoio a todos os eleitos pelo PS na Câmara e Assembleia Municipais e nas Juntas e Assembleias de Freguesia”, o jovem, de 23 anos, garante ter “condições de estabilidade”. Sobre a existência de uma segunda lista, o maiorguense rejeita a ideia de “confronto de gerações”, mas admite um “confronto de opiniões e correntes e formas de ver”.
“Sinto-me preparado para assumir este cargo”, admite o deputado na Assembleia Municipal de Alcobaça e na Assembleia de Freguesia da Maiorga.
A lista encabeçada por Diogo Ramalho conta com o apoio dos presidentes de Junta de Alcobaça/Vestiaria, Isabel Fonseca, e de Évora de Alcobaça, Fernando Azeitona, bem como dos antigos vereadores Eugénia Rodrigues e José Canha.
Depois da demissão de Bruno Adriano, que assumiu funções como presidente em outubro de 2022, a Concelhia de Alcobaça do PS estava a ser presidida por Isabel Fonseca, por ser a n.º 2 da estrutura política local.
Entretanto, na Nazaré confirmou-se a lista única, encabeçada por João Formiga, que se recandidata ao cargo. O nome de Salvador Formiga chegou a ser apontado como possível candidato à liderança da estrutura local dos socialistas, mas o vereador acabaria por sair da corrida interna.
Em Porto de Mós, Carlos Matos volta a candidatar-se à Concelhia Política Concelhia do PS, numa lista única que será sufragada pelos militantes.