Sexta-feira, Outubro 24, 2025
Sexta-feira, Outubro 24, 2025

O Caminho da mudança

Data:

Partilhar artigo:

por vezes, pode parecer impossível mudar; mas isso acontece unicamente até “ser feito

Teresa Radamanto

Este mês apraz-me discutir a “capacidade de nos elevarmos enquanto pessoas”. Julho é mês de celebração. Celebro o nascimento, mas, principalmente, o renascimento da pessoa que hoje sou. Estou em “véspera” de uma década de mudança, e não podia estar mais orgulhosa desta caminhada. “A grande vitória não é a que traz o melhor prémio; é a que tem o melhor caminho, é a que veio de mais longe, de mais fundo”.

É deste lugar que partimos na maré de hoje. Falemos então dos processos de mudança inerentes à jornada da “transformação” da saúde mental e física. Hoje em dia, temos noção que devemos ser mais sustentáveis em todos os setores das nossas vidas; sabemos que a vida contemporânea reúne todas as condições para que façamos as melhores escolhas, mas, muitas vezes, fazemos o contrário.

Nesses momentos constatamos que a saúde física e mental é negligenciada. A “vida vai acontecendo” e vamos permitindo comportamentos que nos adoecem, física e mentalmente. A mudança de que vos falo impõe-se nestes momentos! Citando Mandela – “Tudo parece impossível, até ser feito!”

Região de Cister - Assine já!

A capacidade de reinvenção está ao alcance de todos nós. A capacidade de nos elevarmos enquanto pessoas e tornarmo-nos melhores, pode ser feito. Por vezes, pode parecer impossível mudar; mas isso acontece unicamente até “ser feito”! Antes da decisão que nos leva a executar a “mudança” existe um mecanismo interno que se aciona designado por gatilho mental.

O contexto em que este gatilho se aciona é determinante para o sucesso do processo. Por isso, se estiver emocionalmente num lugar muito pouco iluminado, aproveite-o a seu favor. O que à partida parece o “fim”, torna-se num (re)começo; o começo da mudança começa a desenhar-se e a cada um dos passos trilhados uma nova aprendizagem acontece.

Parece impossível até começar, basta que nunca duvide e que, ainda que fraqueje, nunca deixe de ser consistente. Vencedores não são pessoas que nunca falham, são pessoas que nunca desistem! Um julho feliz para todos vós!

AD Footer
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos Relacionados

Renovadas entradas de Alcobaça com sinalética alusiva à Terra de Paixão

As entradas da cidade de Alcobaça têm agora uma nova imagem, com a substituição dos antigos totens por...

Etapa decisiva do nacional de Ralis atraiu milhares a Alcobaça

O Rali Vidreiro - Centro de Portugal, oitava e última etapa do campeonato nacional de Ralis, trouxe milhares...

Faleceu Laborinho Lúcio: juiz, ministro, escritor e filho da Nazaré

Faleceu esta quinta-feira, aos 83 anos, Álvaro Laborinho Lúcio, uma das personalidades mais marcantes da Nazaré e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!