Muitos conhecem-no como Stownas, a designação “artística” que utiliza nas plataformas digitais, mas o verdadeiro nome do jovem apaixonado pelo mundo dos motores, que tem escalado na internet, é Sérgio Santos. Natural do Chão Pardo, freguesia do Juncal, o criador de conteúdo tem sido um autêntico fenómeno, desenvolvendo projetos de carros, jipes ou motas e partilhando todo esse processo no Instagram e no YouTube, redes sociais que conta já com 36,8 mil e 30,6 mil seguidores, respetivamente.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Apesar de ainda estar a uma distância considerável, o sonho de receber a placa de prata, alusiva aos 100 mil subscritores no YouTube, está bem nítido no horizonte de “Stownas”.
“Sempre tive uma grande paixão por carros, jipes e motas, e, sobretudo, muita vontade de seguir este caminho, mas a verdade é que estamos perante um mundo caro, que exige a capacidade de investimento”, afirma o jovem, de 24 anos, que ainda assim, não deixou de lutar pelos objetivos. “Enquanto estudava, trabalhava aos fins de semana para ganhar o meu dinheiro. Foi assim durante, pelo menos, dois anos”, explica Sérgio Santos.
Após conseguir o tão desejado “pé de meia”, avançou para a compra de um dos seus carros de sonho: um BMW E46. “Comecei a modificá-lo e a colocá-lo ao meu gosto. Foi aí que criei a página do Instagram para partilhar as coisas que fazia com outros amantes do mundo automóvel”, conta.
Em 2021, apenas “com auxílio de um telemóvel” e “pouca qualidade de imagem”, Sérgio Santos avançou para a criação de um canal de YouTube, que tem crescido com base na consistência. “Desde o momento que decidi começar a criar conteúdo que coloco sempre três vídeos por semana no canal. Nunca parei e é isso que me tem permitido evoluir e ter cada vez mais seguidores”, explica o jovem, acrescentando que, à medida que aumentam os recursos, “é mais fácil fazer bom conteúdo, de uma forma natural”.
No prazo de um ano, o chão-pardense quer dobrar o número de subscritores, no YouTube almejando receber, “um dia”, a tão desejada marca dos 100 mil inscritos no canal, apesar de reconhecer as dificuldades de crescer naquela plataforma, devido às “novas tendências de consumo rápido”. Para isso, é essencial aparecer em eventos e continuar todo o trabalho. “Tento sempre ir a todo o lado porque é aí que me dou a conhecer a mais seguidores e, ao mesmo tempo, aumento a minha rede de contactos para manter o crescimento neste ramo”, elucida.
Atualmente, Sérgio Santos vive apenas da internet e conta com várias parcerias com empresas, que lhe ajudam a transformar os veículos, tendo ainda contratos com marcas que o apoiam, em troca da divulgação nas redes sociais.