Há mais uma razão para visitar a aldeia de Serro Ventoso. O Mercado Rural já abriu na Praça do Salão e agora, ao primeiro sábado de cada mês, passam a poder ser adquiridos queijos, chouriços, azeite, frutas, verduras, mel, licores e tudo o que de melhor a serra tem para oferecer.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Laura Ferraria vive em Leiria e durante a viagem para rever a família em São Bento fez um desvio à freguesia vizinha para abastecer a despensa. Aproveitou ainda para cumprimentar a conterrânea La Salete, que está numa das bancas com Yana Mvrzaieva, a vender azeitonas, vinagre, flor de sal com ervas aromáticas, champôs, condicionadores e exfoliantes para a pele produzidos com azeite local ou terços feitos com… caroços de azeitona.
De mais perto, de Casais do Chão, Ricardo Santos traz duas variedades de mel que fazem parar quem ali passa. Ao lado, Deolinda Vieira vende as frutas e os legumes produzidos no seu quintal, e ainda tem licores, chás e até plantas.
O melhor peixe da região também está disponível naquele local. Habituada a vender quase todos os dias de porta em porta nas casas dos serranos, Maria Antónia Codinha passa agora, em simultâneo, a ter o peixe no Mercado Rural de Serro Ventoso. Maria Helena Amado é cliente assídua da peixeira nazarena, mas em dia de mercado, não resiste a um belo e fresco robalo que pretende levar para cozinhar e servir ao almoço.
Quem se dirige ao Mercado Rural em Serro Ventoso encontra ainda pão e bolos caseiros e até mesmo um frango acabado de assar na brasa.
“Aqui as pessoas têm uma variedade enorme de produtos com uma qualidade superior e um preço inferior em relação às grandes superfícies comerciais”, sublinha o presidente da Junta de Serro Ventoso, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. “Promover a produção e a economia local é o principal objetivo deste espaço”, acrescenta Carlos Cordeiro, que faz um balanço muito positivo do primeiro dia da iniciativa, destacando a grande adesão por parte da população.
O novo ponto de comércio e de atração da aldeia do concelho de Porto de Mós resulta de uma candidatura efetuada há cerca de um ano pela Junta para dinamizar o setor primário e dar uma nova vida à localidade. O projeto conta com um investimento de 35,4 mil euros e é financiado em mais de 21 mil euros por fundos comunitários. No total, participam no Mercado Rural de Serro Ventoso nove produtores locais, mas está também disponível no local uma banca dedicada ao associativismo da freguesia.
O próximo encontro está marcado para o dia 7 do próximo mês de setembro.