A capacidade da creche do Centro de Bem Estar Social (CBES) da Maiorga vai aumentar com as obras de ampliação previstas para começar na primeira semana de setembro.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A instituição, que atualmente acolhe 58 crianças desde o berçário, passará a ter lugar para 80. Um salto quantitativo, mas também qualitativo, já que o edifício, que remonta a 1981, vai ser requalificado no interior e no exterior.
A intervenção, avaliada em cerca de um milhão de euros, é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em 25 por cento. “Contamos com a comparticipação da Câmara, que habitualmente financia 15 a 20 por cento do total da obra, e, para o restante, vamos recorrer à banca”, explica o presidente da Direção, Aníbal Ricardo, que ambiciona ter o empréstimo saldado antes dos 15 anos previstos.
As obras vão incidir nos vários pisos do CBES. As salas do Centro de Atividades de Tempos Livres vão ser deslocalizadas, de forma a devolver a entrada original ao edifício. As novas salas para as valências de infância vão ser construídas de raiz, no local onde atualmente existe uma bolsa de estacionamento na frente do edifício. A ampliação significa a duplicação do número de salas, de três para seis, e traduz-se na criação de mais 22 novos lugares. Em simultâneo serão renovados os 58 existentes.
As melhorias estendem-se à cobertura de parte do edifício, ainda em fibrocimento, e ao exterior do imóvel, onde está prevista a melhoria dos espaços verdes e a criação de uma garagem para o autocarro do CBES. As traseiras do edifício confinam com a clínica de hemodiálise DaVita e entre os dois está previsto o embelezamento do espaço e a criação de uma bolsa de estacionamento, anuncia Aníbal Ricardo, que cumpre o segundo mandato durante os próximos quatro anos.
Enquanto decorrer a intervenção, as valências do CBES vão ser transferidas para instalações da Igreja, a alguns metros da instituição, por um período de um ano e meio, esclarece o diretor, que enaltece a colaboração da Fábrica da Igreja Paroquial.
Entre berçário, creche e ATL, a instituição trabalha com 117 crianças, a que se juntam 31 idosos em regime de apoio domiciliário. Desativado desde a pandemia, o Centro de Dia, com capacidade para 22 pessoas, tem reabertura prevista para o final do ano.
As melhorias vão significar ainda o crescimento do mapa de pessoal, atualmente com 33 colaboradores.
O investimento do CBES é uma realidade também na mobilidade das crianças. A instituição adquiriu um autocarro, porque o anterior, com 16 anos, atingiu o limite legal de idade para transporte de crianças e está agora ao serviço do Hóquei Clube de Turquel. A substituição foi possível graças ao Fundo de Socorro Social. A caminho vem também uma viatura elétrica de 13 lugares para o apoio domiciliário, que a instituição conseguiu por via da Mobilidade Verde Social, do PRR.