Quarta-feira, Abril 30, 2025
Quarta-feira, Abril 30, 2025

O poder que temos

Data:

Partilhar artigo:

Acredito que o mundo é sempre só o nosso mundo, o dos outros não é igual porque não o conseguem ver desde o mesmo sítio onde nos encontramos

Susana Santos

Sim, podemos tornar bonitos os sítios que habitamos.

Ou então não, se escolhermos ignorar o que nos rodeia, evitar olhar para quem está à nossa volta e não ver o que somos ou no que nos tornámos.

Podemos tudo isto e temos o poder de fazer o seu contrário. Trata-se de mudar o mundo ou desistir dele e de nós.

Região de Cister - Assine já!

Acredito que o mundo é sempre só o nosso mundo, o dos outros não é igual porque não o conseguem ver desde o mesmo sítio onde nos encontramos. A perspectiva de cada um é diferente, a paisagem também e os contornos das pessoas que nos rodeiam têm outros ângulos. Tal como numa aula de pintura em que os alunos dispostos em círculo desenham um modelo vivo e no fim obtêm esboços completamente diferentes, também nós, no nosso mundo, na nossa vida, temos a possibilidade de reproduzir e de desenhar os modelos que observamos e que são, enquanto vivermos, todo o nosso mundo. É dentro da perspectiva que nos cabe observar que temos a possibilidade de criar a nossa obra, tornando o nosso mundo menos árido se acrescentarmos uma árvore, mais solidário, se juntarmos cor e mais alegre se destacarmos o sorriso.

Bem sei que “não temos nas nossas mãos a solução para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo, temos as nossas mãos”, como disse Schiller, no séc. XVIII, e talvez por isso lhe tenham chamado romântico. Talvez por isso tanta gente goze com os românticos. Mas entre a ausência de esperança e a fé na nossa capacidade criar um mundo melhor, nem que seja melhorando apenas os esquissos que saem das nossas mãos, prefiro a segunda via, que é a de quem ainda acredita nos artistas e nos poetas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Triatleta João Pedro Silva candidata-se à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos

O beneditense João Pedro Silva é um dos 14 candidatos à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO)...

Jovem constituído arguido por furtos em residências na freguesia de Alfeizerão

Um homem, de 27 anos, foi constituído arguido, no passado dia 17, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

Aluna de São Martinho do Porto entre as melhores do País nas Olímpiadas da Biologia

Kaixin Cheng, aluna do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, foi a única...

Bombeiros da Benedita investem 120 mil euros no reforço da corporação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) investiu recentemente cerca de 120 mil euros em novos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!