Terça-feira, Agosto 4, 2026
Terça-feira, Agosto 4, 2026

Babel convida a dialogar sobre a cerâmica em jantar experimental

Data:

Partilhar artigo:

Reunir à mesa aqueles que partilham a paixão pela comida, pela criatividade e pela sustentabilidade é o objetivo da próxima iniciativa da Babel que convida a dialogar sobre a cerâmica num jantar experimental aberto à comunidade, no dia 13 de setembro.

“Let’s EAT Together” propõe um encontro no jardim da central-periférica que promove a partilha de práticas artísticas desenvolvidas durante a residência artística “ART, [HE]ART, [E]ART[H] – Reviving Ceramic Traditions”.

O projeto que arrancou no passado mês de junho pretende explorar o papel do barro e da cerâmica na renovação urbana, na arte e no design, com foco na sustentabilidade ambiental e na preservação cultural, acolhendo, até outubro, artistas internacionais numa estadia criativa entre as cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha.

Ao longo deste mês mês, serão dinamizadas outras atividades de interação entre a comunidade e os artistas residentes. Destaca-se o workshop de herbalismo nativo, no dia 7, a oficina de antotipia, uma técnica de impressão fotográfica, inventada e desenvolvida no século XIX, no dia 21, o workshop “O movimento e a criação: Construção de Esculturas Coletivas com Objetos”, dia 27, e ainda, no dia seguinte, a oficina de fotografia pinhole “Fotógrafos dentro da caixa”, uma técnica fotográfica sem recurso a lentes.

Também em setembro, nos dias 16, 18 e 20, o “Estúdio Aberto” da BABEL apresenta uma instalação urbana de Inés Escaned e Javier Tárrega (Espanha), que transforma o espaço de uma fábrica abandonada, e o artista indiano Nitish Jain dinamiza uma performance multi-sensorial individual, em inglês, português e alemão.

A prática artística de Nitish Jain, Mihaela Vujnovic (Croácia), Ani Shahverdyan (Arménia) e Nina Laguta (Ucrânia) vai igualmente ser dada a conhecer ao público nas mesmas datas.

A maioria das iniciativas decorre na central-periférica, localizada no centro histórico da cidade de Alcobaça.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Centro Cénico da Cela celebra 42.º aniversário com festival de folclore

No âmbito das comemorações do 42.º aniversário, o Grupo Folclórico do Centro Cénico da Cela promove este sábado,...

Confraria do Frango na Púcara apresentou o primeiro caderno no Ceeria

A Confraria do Frango na Púcara apresentou, no passado sábado, o primeiro número dos “Cadernos do Frango na...

Bombeiros angariam mais de 20 mil euros no âmbito do peditório de Natal

O tradicional Peditório de Natal promovido pelos Bombeiros de São Martinho do Porto permitiu angariar quase 20,5 mil...

Agosto motiva um verão repleto de atividades para todas as idades na freguesia de São Martinho do Porto

O mês de agosto promete diversas atividades em São Martinho do Porto, com uma programação dedicada à cultura,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!