Reunir à mesa aqueles que partilham a paixão pela comida, pela criatividade e pela sustentabilidade é o objetivo da próxima iniciativa da Babel que convida a dialogar sobre a cerâmica num jantar experimental aberto à comunidade, no dia 13 de setembro.
“Let’s EAT Together” propõe um encontro no jardim da central-periférica que promove a partilha de práticas artísticas desenvolvidas durante a residência artística “ART, [HE]ART, [E]ART[H] – Reviving Ceramic Traditions”.
O projeto que arrancou no passado mês de junho pretende explorar o papel do barro e da cerâmica na renovação urbana, na arte e no design, com foco na sustentabilidade ambiental e na preservação cultural, acolhendo, até outubro, artistas internacionais numa estadia criativa entre as cidades de Alcobaça e Caldas da Rainha.
Ao longo deste mês mês, serão dinamizadas outras atividades de interação entre a comunidade e os artistas residentes. Destaca-se o workshop de herbalismo nativo, no dia 7, a oficina de antotipia, uma técnica de impressão fotográfica, inventada e desenvolvida no século XIX, no dia 21, o workshop “O movimento e a criação: Construção de Esculturas Coletivas com Objetos”, dia 27, e ainda, no dia seguinte, a oficina de fotografia pinhole “Fotógrafos dentro da caixa”, uma técnica fotográfica sem recurso a lentes.
Também em setembro, nos dias 16, 18 e 20, o “Estúdio Aberto” da BABEL apresenta uma instalação urbana de Inés Escaned e Javier Tárrega (Espanha), que transforma o espaço de uma fábrica abandonada, e o artista indiano Nitish Jain dinamiza uma performance multi-sensorial individual, em inglês, português e alemão.
A prática artística de Nitish Jain, Mihaela Vujnovic (Croácia), Ani Shahverdyan (Arménia) e Nina Laguta (Ucrânia) vai igualmente ser dada a conhecer ao público nas mesmas datas.
A maioria das iniciativas decorre na central-periférica, localizada no centro histórico da cidade de Alcobaça.