As tasquinhas da Festa da Fruta da Cela fizeram as delícias dos milhares de visitantes que acorreram ao certame este fim de semana, naquele que foi considerado um dos melhores anos. E quem o garante são as entidades presentes. “Foi o melhor ano da nossa associação desde que assumi a Direção”, confidenciou o presidente da Associação Santíssima Virgem Da Conceição, nos Rebelos, ao REGIÃO DE CISTER.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Para Carlos Calhas, o evento, que contou com o apoio de mais de uma dezena de voluntários, foi um sucesso não apenas em termos de “numerário” – revelou que foram servidas mais de 1.000 refeições ao longo dos três dias –, mas também em termos de organização. “A forma de trabalhar foi melhor, sem longas filas de espera e com um serviço de maior qualidade”, analisou.
Durante o certame, o frango assado “teve muita saída”, bem como o Ensopado de Borrego, “que não durou uma hora”, e o Bacalhau à Rebelos, que “foi também um verdadeiro sucesso”, com “mais de 200 quilos vendidos”.
Segundo o presidente da coletividade da freguesia da Cela, para quem o “tempo também ajudou” foi uma edição para recordar.
Quem também registou uma edição “bastante positiva” foi a Associação de Socorros Voluntários da Cela, que serviu 700 a 800 refeições no evento. “Foi uma das melhores edições dos últimos anos”, destacou o presidente da instituição, acrescentando que o certame “correu bastante bem, nomeadamente em termos de organização, em que houve uma melhoria significativa”. “Servimos rápido e bem, que é a nossa intenção”, frisou Vítor Santos. A Associação de Socorros Voluntários da Cela contou com uma equipa de 15 a 20 pessoas por refeição.
Além da restauração, o presidente da Junta destacou também ao REGIÃO DE CISTER a exposição da fruta, que voltou a elevar o certame. “Os agricultores são os mentores desta festa e voltaram a mostrá-lo”, evidenciou Paulo Eusébio, não esquecendo a missa e a bênção da fruta, o artesanato, a exposição automóvel, o passeio de tratores, a caminhada e também a venda ambulante. “O sucesso advém da contribuição de todos”, frisou.
Ao longo dos três dias, o social-democrata afirma que terão “passado pela Festa da Fruta mais de 10 mil pessoas”, num evento que considerou “francamente positivo” e “melhor do que em anos anteriores”. “Ainda há um ou dois pontos que queremos melhorar no futuro, mas o caminho é este”, sublinhou o presidente da Junta.
A Festa da Fruta da Cela é um dos eventos mais importantes do calendário festivo da freguesia, sendo um “chamariz”, ano após ano e mantendo a tradição bem viva.