As marionetas estão quase a chegar a Alcobaça. Ao longo de seis dias, o Festival “Marionetas na Cidade” apresenta, em oito locais, doze espetáculos de onze companhias de quatro países, duas oficinas de construção e ainda duas exposições.
A abertura da 27.ª edição da iniciativa organizada pela S.A. Marionetas vai ser assinalada com a inauguração de duas exposições no dia 1 do próximo mês de outubro. Uma delas vai expor, no Museu do Vinho, esculturas de grandes dimensões criadas por José Gil, diretor artístico da companhia alcobacense, para estarem em contacto com as pessoas em meio urbano. Homenagear o trabalho dos marionetistas é o objetivo desta mostra de trabalhos elaborados por diversos materiais, entre os anos de 2008 e 2015, com inauguração marcada para as 17 horas e que poderá ser visitada até 30 de novembro.
A partir do primeiro dia do festival, o Armazém das Artes recebe a exposição “Os Fios na companhia S.A. Marionetas” que dá a conhecer todas as produções que o grupo realizou com o recurso à técnica de marionetas de fios. No local estarão expostas, até ao final do ano, mais de 40 marionetas de fios das produções “A Ver Navios”, “Res Pública”, “Os Primos” e “Amigo”.
As duas exposições vão estar disponíveis em áudio descrição na página da internet da S.A. Marionetas.
A programação da 27.ª edição do Festival “Marionetas na Cidade” prossegue no dia 2 do próximo mês, com a apresentação da peça “Alfredo – O colecionador de borboletas” pela companhia anfitriã, no Cine-Teatro João d’Oliva Monteiro, em duas sessões.
Baseada num conto de José Gil, a história é centrada nos acontecimentos que surgem em torno de um homem portador de uma deficiência motora, cuja perseverança o leva a conquistar o seu grande objetivo de vida, independentemente de todos os obstáculos que vai encontrando diariamente.
Esta e muitas outras propostas para assistir em família vão ser apresentadas até ao dia 6 do próximo mês.