Haverá poucos concelhos no País com três piscinas municipais, como acontece com Alcobaça, que tem equipamentos na cidade, em Pataias e na Benedita. Todavia, e apesar de se tratar de piscinas da Câmara, o preço para os frequentadores muda, consoante se trate do Norte, do Sul ou da sede de concelho.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Há aulas para bebés nas três piscinas do município. No entanto, o preço de uma aula por semana para os pequenos dos seis meses aos três anos varia. Nas Piscinas Municipais em Alcobaça, os pais despendem 24,50 euros por mês, enquanto na Benedita os mesmos 30 minutos custam 20 euros e, em Pataias, a aula semanal fica por 19 euros mensais.
Se se tratar de uma aula de adaptação ao meio aquático, para crianças e adolescentes, na Benedita e em Pataias uma sessão de 45 minutos semanais tem o preço de 17 euros por mês, enquanto em Alcobaça a aula é de 40 minutos e custa 23,50 euros.
As desigualdades continuam. Na hidroginástica, por exemplo, uma aula por semana custa 25,50 euros/mês em Alcobaça (50 minutos) e 17,50 em Pataias (45 minutos). Na Benedita, onde a modalidade é “AquaFit” (30 minutos), uma aula fica por 19 euros. O mesmo se passa com o horário livre, sem professor. Os mesmos 60 minutos têm distintos preços. Na Benedita, uma criança até aos 10 anos paga 1,50 euros e um adulto 2,50 euros. Em Pataias, o preço – 3 euros – é igual para todos. Já na cidade, uma entrada custa 3 euros para sócios e 6 para não sócios – do Clube de Natação de Alcobaça (CNAL).
O que motiva as disparidades a falta de equidade no concelho? O vereador do Desporto explica que a gestão “é completamente diferente”, uma vez que no caso da Benedita e de Pataias os equipamentos são geridos pelas juntas de freguesia, enquanto em Alcobaça a gestão é da responsabilidade do CNAL. Por outro lado, têm influência situações como o facto de os professores estarem no quadro ou em regime de prestação de serviço.
É intenção da Câmara uniformizar os preços. João Santos adianta que já se realizou uma primeira reunião entre a autarquia e as entidades gestoras e que o próximo encontro, dentro de uma semana, servirá para definir preçários, que poderão entrar em vigor antes do final ano.
Os vereadores do PS, que já tinham apresentado, em 2023, uma proposta para uniformizar os preços, fizeram, no passado sábado, uma publicação nas redes sociais, na qual questionam as diferenças de tratamento dos munícipes do concelho.