Tomás Castel-Branco e Gonzalo Palacios foram ordenados padres na mesma cerimónia, a 28 de junho de 2020. Quis o destino que, quatro anos depois, os dois sacerdotes fossem nomeados párocos no mesmo concelho, passando a administrar, respetivamente, as paróquias de Coz, Maiorga e Valado dos Frades (substituindo José Dionísio, que vai gerir as paróquias de Nossa Senhora dos Anjos do Coto e de Santo António de Salir de Matos) e as paróquias de Évora de Alcobaça e Turquel (após a nomeação de Ivo Santos para Peniche).
Este conteúdo é apenas para assinantes
Tomás Castel-Branco tem 32 anos, nasceu em Lisboa e formou-se em Sistemas e Tecnologias de Informação na Universidade Nova, em Lisboa, passando por uma experiência profissional antes de ingressar num seminário da Diocese de Lisboa, aos 23 anos. Após a ordenação, esteve cerca de quatro anos como vigário paroquial em Aveiras, assumindo agora as paróquias de Coz, Maiorga e Valado dos Frades.
“Estou a conhecer progressivamente a região, no entanto já tinha visitado Alcobaça por ter uma família amiga e para visitar o mosteiro”, confessa ao REGIÃO DE CISTER. O sacerdote mostra-se entusiasmado com o novo desafio. “Tenho tido boas referências das paróquias, sei que se trata de uma população muito acolhedora e isso alegra-me muito”, afirma.
Sobre os objetivos e as perspetivas que tem para a missão que lhe foi confiada, Tomás Castel-Branco quer “dar seguimento ao bom trabalho de José Dionísio”, começando por “conhecer bem as paróquias e a realidade local”, estando “próximo dos jovens” e “explorando as vias de comunicação das paróquias”.
Por seu turno, o padre Gonzalo Palacios, de 42 anos, nasceu em Sevilha. Chegou a Portugal em 2008 para entrar no seminário Redemptoris Mater de Lisboa, onde concluiu o mestrado em Teologia na Universidade Católica de Lisboa. Depois de dois anos em missão na Costa do Marfim e de terminados os estudos no seminário dos Olivais, foi ordenado diácono e ficou ao serviço da Paróquia da Penha de França, em Lisboa.
Após a ordenação como sacerdote, foi nomeado vigário paroquial da mesma paróquia e também das paróquias de São Francisco de Assis e de Santa Engrácia, em Lisboa. Há alguns anos, Gonzalo Palacios foi enviado um fim de semana em missão, precisamente às paróquias de Évora de Alcobaça e Turquel. Por esse motivo, vem “tranquilo”, esperando uma transição fácil pelo “bom trabalho feito pelo padre Ivo Santos”, pré-disposto a escutar a população.
Tomás Castel-Branco e Gonzalo Palacios tomam posse este domingo nas respetivas paróquias. Em Évora de Alcobaça, a missa está marcadas para as 18 horas na Igreja Paroquial de Évora de Alcobaça, seguindo-se uma festa de boas-vindas no Salão Paroquial de Évora. Em Coz, a eucaristia, presidida pelo bispo Auxiliar de Lisboa, será às 10 horas no Mosteiro de Coz, seguindo-se um almoço partilhado com as Paróquias da Maiorga e Valado dos Frades, no Centro Social de Valado dos Frades.